metropoles.com

Insônia: dormir mal pode estar te engordando. Entenda o motivo

Médico nutrólogo explica os impactos que as noites mal dormidas têm sobre a saúde e o ganho de peso. Saiba como se livrar da insônia

atualizado

Compartilhar notícia

Jhorrocks/Getty Images
Imagem de homem com insônia sentado na cama à noite coçando os olhos - Metrópoles
1 de 1 Imagem de homem com insônia sentado na cama à noite coçando os olhos - Metrópoles - Foto: Jhorrocks/Getty Images

Se você está ganhando peso aparentemente sem motivo, a causa pode estar na insônia. A ciência já mostrou diversas associações epidemiológicas entre as noites mal dormidas e a obesidade.

Várias pesquisas mostram que as pessoas que não conseguem dormir o suficiente tendem a se tornar obesas, pois o sono curto aumenta o nível de grelina (hormônio que aumenta a fome) e reduz a de leptina (substância que desacelera o apetite). Isso pode causar um aumento do consumo calórico e, consequentemente, a obesidade.

Não é segredo que o sono é importante para a saúde. Mas, recentemente, pesquisadores descobriram que a duração do tempo de sono pode estar diretamente ligada ao aumento do índice da massa corporal (IMC). Em outras palavras, quanto mais curto for o tempo de sono, maior será o risco de ganhar peso.

Então, se você quer manter um peso saudável, é importante se livrar da insônia. Certifique-se de dormir pelo menos sete horas por noite.

O médico nutrólogo Ronan Araujo esclarece que dormir pouco prejudica a queima de gordura. Além disso, o cansaço crônico resultante da insônia também pode afetar o humor e a produtividade, impactando negativamente a qualidade de vida.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia