metropoles.com

Estudo mostra que face shield e máscara com válvula não são eficazes

Segundo a pesquisa, partículas com o coronavírus seriam dispersadas em menos de 10 segundos após tosse ou espirro usando os itens

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Projeto da UnB face shield
1 de 1 Projeto da UnB face shield - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

De acordo com uma pesquisa publicada nesta terça (1º/9) na revista Physics of Fluids, do Instituto Americano de Física, protetores faciais (face shields) e máscaras com válvula não são eficientes para evitar a disseminação do coronavírus.

No estudo, os cientistas simularam tosse e espirros (sintomas comuns entre pessoas com Covid-19) usando diferentes itens de proteção. Foi utilizada uma bomba com jatos de água destilada e glicerina para acompanhar a dispersão das gotículas.

Usando o protetor facial transparente, a pesquisa mostra que o primeiro jato é bloqueado, mas as gotículas acabam escapando pela parte inferior do equipamento. Em 10 segundos, as gotículas alcançaram 1 metro de distância da pessoa contaminada.

No caso da máscara com válvula, o escape acontece pelo mecanismo e, em menos de dois segundos, as gotículas se projetaram para a frente.

Nos outros itens, como máscaras de pano, ou N95 sem válvula, a quantidade de gotículas que escapa é muito menor, e a maioria acaba saindo pela área de contato com nariz.

Segundo os pesquisadores, a dispersão é muito pequena nesses casos, mas é importante prestar atenção ao material da máscara: aquelas feitas com tecidos mais finos deixaram passar mais gotículas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que as máscaras caseiras sejam feitas com três camadas para diminuir o risco de contaminação. Porém, a entidade alerta que não é suficiente usar o item sozinho – é imprescindível manter o distanciamento de pelo menos um metro de outras pessoas.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?