Veja qual modelo de máscara te deixa mais protegido contra a Covid-19

Estudos científicos mostram benefícios em qualquer camada de tecido que cubra boca e nariz, mas alguns tipos de máscara protegem melhor

atualizado 27/07/2020 8:23

Pandemia do novo coronavírusRAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Um dos pilares da prevenção da Covid-19, as máscaras são novidade no dia a dia do brasileiro. A ciência corrobora a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS): uma análise feita com dados de 194 países pela Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, descobriu que países onde a máscara não era recomendada oficialmente tiveram um aumento de 55% nas mortes por coronavírus a cada semana após o primeiro caso. Nas nações em que o uso do item é cultural, esse aumento foi de 7%.

O uso da máscara no Brasil é obrigatório em vários estados e os cidadãos ainda se sentem confusos sobre qual tipo de máscara devem usar. Não é qualquer pedaço de pano amarrado no rosto que funcionará como filtro para manter o vírus microscópico longe das vias aéreas — cada tecido possui uma trama diferente e, por isso, protege de maneira distinta.

A recomendação oficial da OMS é que a população opte por máscaras de tecido, feitas com três camadas diferentes, e deixe as opções específicas de ambientes hospitalares para os profissionais de saúde. Encaixar corretamente a máscara no rosto também é essencial: não adianta deixar o nariz para fora ou colocar o item no queixo.

Confira, na galeria, as cinco melhores opções para se proteger do coronavírus:

0

 

Últimas notícias