Entenda o que é e como evitar a maskne, acne causada pelo uso de máscara

A proteção facial tem contribuído para o aumento de cravos, espinhas e dermatites, que podem deixar cicatrizes se não forem tratados

atualizado 21/07/2020 18:56

casal usando máscara de proteção em tempos de coronavírusArman Zhenikeyev/Getty Images

As máscaras têm um papel fundamental para evitar a transmissão do novo coronavírus e já são itens obrigatórios na maioria das cidades brasileiras. No entanto, a proteção facial pode acarretar aumento de cravos, espinhas e dermatites no rosto em um quadro que tem sido apelidado de maskne.

“Pacientes que estavam com a acne controlada relataram piora. A máscara provoca um abafamento e aumenta a umidade na área coberta, por isso estamos relacionando isso ao uso do item de proteção”, relata Luanna Portela, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do DF. No entanto, em vez de se expôr ao vírus sem a máscara, a orientação dos especialistas é manter práticas adequadas de higienização da peça.

Para evitar manchas e coceiras na pele, os especialistas sugerem evitar o uso de maquiagem sob a proteção, adotar um protetor solar menos oleoso e lavar as máscaras de pano com sabão neutro.

De acordo com Luanna Portela, é importante não deixar de cuidar da pele durante a pandemia. “Os problemas de pele devem ser tratados porque, caso contrário, podem evoluir para um quadro inflamatório e deixar cicatrizes, poros superdilatados, entre outras complicações.”

Além do material da máscara e do tempo de uso, outros fatores podem contribuir para irritações na pele durante a pandemia: estresse e mudança de hábitos alimentares estão entre eles.

Cinco dicas da Academia Americana de Dermatologia para evitar a maskne:

1) Limpe e hidrate o rosto diariamente;

2) Proteja os lábios aplicando vaselina; 

3) Evite maquiagem ao usar máscara; 

4) Evite experimentar novos produtos que possam irritar a pele; 

5) Para reduzir problemas de pele, procure máscaras que ofereçam:

– Um ajuste confortável;
– Tecido macio, natural e respirável;
– Tecido interior macio, se você tem pele sensível;
– De algodão na parte interior, se você tem acne ou pele oleosa.

Mais lidas
Últimas notícias