Estudo: 10 minutos de exercício por dia já diminuem risco de depressão

Pesquisa da Universidade de Cambridge mostra que 1,25 horas de caminhada por semana diminuem 18% do risco de desenvolver depressão

atualizado 15/04/2022 12:22

Pessoas fazendo exercícios físicos. Todas usam roupa de ginástica - MetrópolesHinterhaus Productions/ Getty Images

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, apenas 10 minutos de caminhada por dia já são suficientes para diminuir 18% do risco de depressão. O estudo, publicado na revista científica JAMA Psychiatry na quarta (13/4), revisou dados de 15 levantamentos envolvendo 190 mil pessoas.

Os benefícios são ainda maiores para quem faz mais exercício: indivíduos que caminham 2,5 horas por semana (21 minutos por dia) têm 25% menos chance de desenvolver depressão, quando comparados a pessoas que não fazem exercícios.

“Nossos achados têm importantes implicações para profissionais de saúde que fazem recomendações de estilo de vida para pacientes, especialmente para aqueles que estão inativos e podem achar que a recomendação da OMS não é realista”, escrevem os pesquisadores. A Organização Mundial de Saúde recomenda de 20 a 40 minutos de atividade física de moderada a intensa por dia.

0

 

Mais lidas
Últimas notícias