metropoles.com

Vinte minutos de exercício já trazem benefícios para idoso, diz estudo

Pesquisa publicada no British Medical Journal mostra que risco de doenças cardíacas cai pela metade para homens de 70 anos que se exercitam

atualizado

Compartilhar notícia

Marcus Aurelius/Pexels
idosos exercício físico yoga
1 de 1 idosos exercício físico yoga - Foto: Marcus Aurelius/Pexels

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica British Medical Journal (BMJ), apenas 20 minutos de exercícios por dia são suficientes para diminuir pela metade o risco de problemas cardíacos em idosos com mais de 70 anos.

Participaram da pesquisa 2.754 homens e mulheres com mais de 65 anos, que foram acompanhados por duas décadas. Os cientistas descobriram que os idosos do sexo masculino que faziam jardinagem, caminhavam ou faziam exercícios físicos apresentaram 52% menos chance de desenvolver doenças cardiovasculares no período, quando comparados aos que não faziam qualquer atividade.

As mulheres também tiveram ganhos, mas com porcentagem menor, de 8%. Segundo os autores do artigo, a descoberta reforça que começar a se exercitar “antes tarde do que nunca” é benéfico para a saúde. A atividade fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea.

0

Para o trabalho, os pesquisadores das Universidades de Pádua e de Ferrara, ambas na Itália, monitoraram os níveis de atividade dos participantes e os casos de doença cardíaca e infarto. O tempo de 20 a 40 minutos de exercícios por dia foi considerado suficiente para reduzir o risco de desenvolver problemas no coração.

Compartilhar notícia