metropoles.com

Especialista explica importância do magnésio para o desempenho físico

Maioria das pessoas não obtém quantidade necessária do mineral na alimentação e, muitas vezes, é necessário suplementar

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
mulher nadando na água
1 de 1 mulher nadando na água - Foto: Getty Images

A importância do consumo de minerais, principalmente antes e depois dos treinos, tem sido cada vez mais destacada pelos profissionais de saúde. Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) mostrou, por exemplo, que apenas um terço dos atletas entrevistados ingerem a quantidade de magnésio necessária para o bom funcionamento do corpo.

A presença de minerais na alimentação diminuiu muito nas últimas décadas devido ao processamento dos alimentos, à agricultura de larga escala e ao empobrecimento dos solos. Os hábitos alimentares atuais, que incluem menor consumo de frutas e verduras e maior ingestão de ultraprocessados, também impactam no aporte desses nutrientes ao corpo.

A nutricionista Alessandra Feltre, que trabalha para a empresa Puravida, explica que a desidratação provocada por treinos exaustivos acentua a perda de eletrólitos (minerais dissolvidos no sangue) como sódio, cloreto, magnésio, zinco e potássio. Para ela, além de adotar uma dieta equilibrada, é importante incorporar bebidas ticas em eletrólitos durante e depois dos exercícios físicos.

“Se os nutrientes não forem recuperados de forma adequada, o desempenho esportivo e até a saúde do atleta podem ser afetados. Assim, é preciso buscar alternativas saudáveis para a hidratação e reposição de vitaminas e minerais”, sugere.

Funções essenciais

A nutricionista explica que os minerais participam de diversos processos no organismo. Entre eles estão:

  • Equilíbrio hídrico;
  • Contração muscular;
  • Síntese de proteínas e carboidratos;
  • Produção de sucos digestivos;
  • Prevenção de câimbras.

Melhores dietas para comer saudável

0

Importância do magnésio

O magnésio é um dos minerais mais importantes para a saúde. Ele está relacionado ao bom funcionamento dos nervos e dos músculos, desempenhando papel relevante para a contração e o relaxamento muscular.

Para ter uma boa quantidade de magnésio no corpo, é importante que o cardápio seja reforçado com alimentos ricos neste mineral. O nutriente é encontrado em sementes, como linhaça e de girassol, e cereais integrais, como aveia. Também está presente em frutas como o abacate e a banana.

Além da alimentação, a suplementação é uma boa saída desde que recomendada por profissionais da área de saúde.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia