Dieta do bom humor: confira alimentos capazes de levantar o astral

Para afastar a tristeza, dica é acrescentar alimentos com triptofano ao cardápio: o aminoácido estimula hormônios do bem-estar

Vinícius Santa Rosa/MetrópolesVinícius Santa Rosa/Metrópoles

atualizado 03/07/2019 15:11

Existe uma relação direta entre o que comemos e o nosso humor. A comida – saudável ou não – inicia uma série de processos químicos no organismo que podem gerar bem-estar ou desânimo.

Para quem precisa levantar o astral, a dica é acrescentar alimentos com triptofano ao cardápio: trata-se de um aminoácido que estimula neurotransmissores responsáveis pela sensação de contentamento, como por exemplo a serotonina.

Entre os alimentos que nos deixam felizes, estão leite, banana e aveia, aponta a nutricionista Michelle Mendes, da Aliança Instituto de Oncologia. Os carboidratos, apesar da má fama que carregam, também devem ser consumidos por quem anda mais ranzinza do que o costume. “Eles têm uma importância grande na conversão de triptofano em serotonina. É comum que, em dietas muito restritas, a pessoa fique irritada, cansada e desmotivada”, explica Michelle Mendes.

Os triptofanos também estão presentes em peixes, ovos, castanhas e leguminosas – como o feijão azuki e a lentilha. A semente de abóbora e a linhaça, que complementam saladas ou lanches rápidos, também possuem os aminoácidos que ativam a serotonina.

O chocolate é outro alimento que, em versões amargas, pode até ser incluído em cardápios de quem pretende perder peso. “O ideal é que o paciente procure um nutricionista que irá balancear os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo”, frisa Michelle.

A nutricionista Bruna Freyre, da Clínica Trinitá, ressalta que várias pesquisas comprovam a capacidade de alimentos ricos em triptofano de ajudar em quadros depressivos. “São alimentos que nutrem o corpo, melhoram quadros de inflamação e possibilitam a melhor absorção de nutrientes”, explica.

Bruna acrescenta que, com a serotonina equilibrada, o corpo também fica mais eficiente para produzir melatonina, o hormônio que contribui para noites tranquilas. “Dormir bem também é essencial para o humor”, recomenda.

Últimas notícias