Veja 10 alimentos que melhoram o humor e combatem a depressão

O que vem ocorrendo com mais frequência a cada ano, é o uso da alimentação como uma aliada no combate e tratamento da doença

iStockiStock

atualizado 10/08/2018 20:26

Caracterizada como um distúrbio afetivo, a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população tenha a doença. O que vem ocorrendo com mais frequência a cada ano, é o uso da alimentação como uma aliada no combate e tratamento da doença.

De acordo com o médico especialista em medicina laboratorial e pós-graduado em Nutrologia, Roberto Franco do Amaral, a alimentação é fundamental no controle da depressão e da ansiedade, pois está diretamente relacionada à produção de três neurotransmissores responsáveis pelo bom humor: a serotonina, a dopamina e o triptofano.

Ele explica que está comprovada a ligação entre o funcionamento do intestino e a liberação dos neurotransmissores pelo cérebro.

Por exemplo, 70% da produção de serotonina, conhecido como neurotransmissor do prazer, é formado a partir do ambiente intestinal. Ou seja, existem alimentos que devem ser priorizados para que os neurotransmissores sejam ativados e deem a sensação de alegria e os que são contraindicados.

Entre os alimentos que ajudam estão ovos, queijos, abacate, aveia, sementes de abóbora, couve-flor, banana, chocolate, espinafre e nuts variadas (castanha do pará, amendoim e castanha de cajú).

Já os itens que devem ser evitados pelas pessoas que sofrem de depressão e estão usando medicamentos para combater quadros depressivos são os alimentos ultraprocessados,bebidas alcoólicas, fast food e refrigerantes. “Eles são perigosos porque aumentam as oscilações de humor”, aponta.

Últimas notícias