metropoles.com

Covid: 4ª dose da vacina aumenta imunidade em pessoas de 50 a 80 anos

Estudo mostra que os anticorpos contra o coronavírus aumentaram 2,2 vezes mais do que após a 3ª dose

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Idoso sendo vacinado contra COVID-19 por profissional de saúde - Metrópoles
1 de 1 Idoso sendo vacinado contra COVID-19 por profissional de saúde - Metrópoles - Foto: Getty Images

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo governo do Reino Unido e publicada na revista científica Lancet Infectious Diseases, uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 aumenta ainda mais a imunidade contra a infecção provocada pelo coronavírus em pessoas com idades entre 50 e 80 anos.

O estudo testou os imunizantes da Pfizer e Moderna em 160 pessoas na faixa etária, e descobriu que o reforço aumenta em até sete vezes a quantidade de células T e em 2,2 vezes os anticorpos. Também não foram encontrados sinais que indiquem que a potência das vacinas diminui a cada dose extra.

Pessoas que já tinham níveis altos de anticorpos e células T antes de receber a quarta dose só tiveram um pequeno aumento da imunidade com a injeção.

Apesar dos resultados, os cientistas ainda não sabem se vale a pena vacinar populações mais jovens com o reforço, uma vez que já são menos propensos a casos graves.

0

“Nós sabíamos que era importante oferecer a quarta dose para os mais vulneráveis no começo do ano. esse novo estudo mostra que essa decisão foi correta, e dá confiança ao público que o reforço é seguro e mais efetivo do que a terceira dose”, afirma o professor Andrew Ustianowski, do Instituto Nacional para a Saúde e Pesquisa do Reino Unido. A instituição é uma das responsáveis pelo levantamento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações