metropoles.com

Covid grave: 4ª dose da Pfizer protege idosos por ao menos 6 semanas

Estudo publicado no New England Journal of Medicine mostra que a proteção contra infecção cai um mês após o segundo reforço

atualizado

Compartilhar notícia

Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos
1 de 1 Aparecida de Goiânia inicia vacinação de dose de reforço em idosos - Foto: Rodrigo Estrela/Ascom Aparecida de Goiânia

Um estudo pelo governo de Israel, com dados de mundo real, mostrou que os idosos que tomam a quarta dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 garantem uma proteção estável contra a forma grave da doença por ao menos seis semanas. A proteção contra a infecção do coronavírus, no entanto, cai drasticamente apenas um mês após a aplicação da segunda dose de reforço.

“As taxas de infecção confirmada por Sars-CoV-2 e Covid-19 grave foram menores após uma quarta dose da vacina BNT162b2 (Pfizer) do que após apenas três doses. A proteção contra infecções confirmadas pareceu de curta duração, enquanto a proteção contra doenças graves não diminuiu durante o período do estudo”, escreveram os autores do estudo.

O resultado da pesquisa foi publicado na terça-feira (5/4), no New England Journal of Medicine. O levantamento contou com dados de mais de 1,3 milhão de pessoas com 60 anos ou mais disponíveis no banco de dados do Ministério da Saúde de Israel.

A aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 começou em 2 de janeiro no país, enquanto a variante Ômicron era predominante.

0

Foram registrados 3,9 casos de Covid-19 para cada 100 mil habitantes que receberam três doses da vacina. Entre os vacinados com quatro doses a incidência foi de 1,5 para cada 100 mil pessoas. O número de infecções confirmadas por 100 mil pessoas foi de 177 no grupo que tomou quatro doses contra 361 entre os que receberam três doses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?