Covid-19: grupo busca voluntários para se infectarem de propósito

Iniciativa tenta acelerar produção de vacina contra o coronavírus com ajuda de pessoas que estejam dispostas a recebê-lo no corpo

atualizado 23/04/2020 12:35

coronavírusFusion Medical Animation/Unsplash

Um grupo independente baseado nos EUA está buscando pessoas que aceitem se expor ao Sars-CoV 2 voluntariamente. A iniciativa se chama 1 Day Sooner e tem como objetivo acelerar o processo de desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus.

Na manhã desta quinta-feira (23/04), o site indicava já ter encontrado 2.384 voluntários em 52 países. De acordo com os organizadores, é possível acelerar a chamada Fase III do protocolo de produção de uma vacina – quando o método de imunização é testado em humanos – a partir de um “desafio humano”.

No modelo tradicional, os voluntários são divididos em dois grupos: um recebe a vacina em avaliação e outro, um placebo. Em seguida, eles voltam às suas vidas normais e é esperado que tenham contato com o vírus ocasionalmente.

No modelo de “desafio humano”, o contato seria deliberado, ou seja, os voluntários seriam infectados com o Sars-CoV-2 pela equipe de cientistas para ver como reagiriam.

Apesar de estudos com este modelo não serem aceitos para o licenciamento de métodos de imunização, os idealizadores da iniciativa acreditam que poderiam colaborar eliminando as candidatas à vacina que não funcionem logo de cara e identificando as iniciativas mais promissoras, para que os estudos tradicionais da Fase III se centrem nelas.

Últimas notícias