Conheça os benefícios de incluir a batata-baroa na dieta

Nem sempre ela é a primeira opção de carboidrato para dietas, mas ainda assim o alimento é rico em nutrientes e tem baixo índice calórico

iStock

atualizado 22/05/2019 6:06

A batata-baroa, também conhecida como mandioquinha, é um daqueles alimentos saborosos que nem sempre têm o devido destaque no nosso prato. Em relação à sua quantidade de nutrientes, ela sai na frente quando comparada à batata-inglesa e à batata-doce.

Segundo a nutricionista Renata Guirau, além de melhorar a saúde óssea, a batata-baroa ameniza os sintomas de TPM, ajuda na digestão e tem baixo índice glicêmico. “Consumida com moderação, a mandioquinha não se torna vilã na dieta e é uma boa opção para variar o cardápio”, afirma.

Veja a lista de benefícios:

Aporte de minerais
O tubérculo possui cálcio e magnésio, que ajudam na manutenção dos ossos e dentes. Possui potássio, que auxilia nas câimbras, protege o coração e controla a pressão arterial. Por fim, também tem manganês, que mantém os nervos saudáveis e ameniza os sintomas da TPM em mulheres.

Fonte de energia
Por ser um carboidrato, a batata-baroa ajuda a fornecer energia de qualidade para as células do corpo. Para quem pratica atividade física, é um excelente alimento para repor as energias no pós-treino. Por ter potássio, ela colabora com a recuperação muscular.

Melhora digestão e promove saciedade
Por causa do seu alto teor de fibras, é um alimento que ajuda na digestão e regula o funcionamento do intestino. A presença das fibras promove a sensação de saciedade.

Previne o câncer
Rica em antioxidantes e vitamina C, a batata-baroa atua favorecendo a imunidade e as defesas do organismo. A presença desses componentes combate a ação dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células, fenômeno que pode desencadear o aparecimento de diversos tipos de câncer.

Baixo valor calórico
A maioria das dietas só leva em consideração a batata-doce, mas, em termos calóricos, as duas são bem semelhantes. Isso significa que 100 g de batata-doce possuem 76 kcal, enquanto a mesma quantidade de batata-baroa possui 80 kcal.

Últimas notícias