Conheça as frutas que ficam mais baratas em outubro e seus benefícios

Nutricionista explica as vantagens de consumir as frutas da estação e seus benefícios à saude. Saiba ainda como economizar nas compras

atualizado 30/09/2022 16:02

legumes na prateleira de mercado em goiania Vinícius Schmidt/Metrópoles

Optar por comprar alimentos sazonais tem um benefício triplo: para a saúde, para o bolso e para o meio ambiente. Além das frutas ficarem mais baratas no seu período de safra, também são mais frescas, saborosas, nutritivas e a sua produção favorece o meio ambiente.

A nutricionista e gastrônoma Laura Franco explica que os alimentos da estação ficam mais baratos porque sua produção requer menos interferências humanas e químicas, impactando no valor final. Assim, como não são usados tantos fertilizantes e produtos químicos para aumentar sua durabilidade, as frutas, legumes e verduras ficam mais gostosos.

Confira as frutas da estação

1. Banana nanica e prata

Laura aponta que as duas bananas que fazem parte das frutas da estação agora em outubro são ricas em potássio, um micronutriente essencial para o bom funcionamento de todas as células. O potássio também é responsável por auxiliar diretamente na contração muscular.

2. Maçã

Rica em fibras, a maçã é uma fruta que conta com pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada à “redução dos níveis do colesterol ruim”.

Veja outras frutas no portal Guia da Cozinha, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias