Como uma boa higiene bucal ajuda a prevenir o coronavírus

O ritual de escovação deve ser cuidadoso, pois uma das portas principais de entrada do Sars-CoV-2 no corpo é a boca

iStock/Foto ilustrativa

atualizado 23/04/2020 21:42

Diante da pandemia do novo coronavírus, uma das principais recomendações para evitar o contágio é lavar as mãos. A higiene bucal, no entanto, também deve ser feita de maneira cuidadosa, pois uma das portas principais de entrada de vírus – como o Sars-CoV-2 – no corpo é a boca.

Além de escovar os dentes e usar fio dental, o ritual de escovação deve incluir a lavagem das mãos para garantir que elas estejam desinfectadas. “Como as mãos vão ser imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador da língua e da escova de dentes, é importante que estejam bem limpas, para que a gente possa levá-las até a cavidade bucal”, explica o professor Vinícius Pedrazzi, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), da Universidade de São Paulo (USP).

Outro ponto importante que nem sempre está na rotina das pessoas é a limpeza da escova de dentes. O cabo deve ser desinfectado pelo menos duas vezes por semana. “O contágio do coronavírus é feito principalmente pelas vias respiratórias, pelo ar e, também, por gotículas que vêm com o espirro e a tosse. A boca pode se tornar tanto uma porta de entrada como um meio de  transmissão, por isso os cuidados devem ser reforçados”, afirma a cirurgiã dentista e consultora técnica da GOU Odonto, Edrielle Santana.

Veja quatro dicas para realizar uma boa higiene bucal, hábito capaz de prevenir não só o coronavírus mas muitas outras doenças:

Lave as mãos
Antes de passar o fio dental ou de escovar os dentes é fundamental lavar bem as mãos para evitar que vírus sejam levados até a boca.

Limpe a escova de dentes
O cabo da escova de dentes deve ser higienizado com álcool ao menos duas vezes por semana para evitar a transmissão de bactérias que podem causar doenças.

As cerdas da escova podem ser lavadas com enxaguante bucal ou pastilhas efervescentes usadas na limpeza de contenções e próteses.

Escove bem todos os dentes
Todos os dentes devem ser bem escovados, mas o professor Vinícius Pedrazzi, recomenda atenção especial aos molares, que estão mais próximos da faringe.

Use o fim dental
O fio dental é tão essencial quanto a escova de dentes. Ele deve ser usado pelo menos uma vez por dia, de preferência depois do jantar, para evitar que bactérias se acumulem na boca durante a noite. (Com informações da Agência Brasil)

 

Últimas notícias