Passar fio dental uma vez por dia é suficiente para sua saúde bucal

O uso regular do fio dental é essencial para manter uma boa higienização da boca, evitando assim mau hálito, cáries e problemas na gengiva

Getty Images

atualizado 15/01/2019 20:29

A escova não alcança todos os pontos entre os nossos dentes, portanto o fio dental, se usado corretamente, é um grande aliado para evitar que a sujeira se acumule em locais que não conseguimos enxergar. Atualmente, somente 40% dos brasileiros compram fio dental periodicamente.

Uma limpeza dos dentes malfeita pode provocar mau hálito por causa do excesso de tártaro e cáries. Além disso, as gengivas ficam inchadas e sensíveis, sangrando com frequência.

A dentista Bárbara Ferrer afirma que o fio dental é tão importante quanto a escova de dentes. Segundo ela, a única diferença entre os dois é o alcance de cada um na boca. “O recomendado é passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, de preferência depois do jantar, porque a noite é o horário em que acumulamos mais bactérias na boca”, explica.

O modo correto de usar o fio dental é pegar cerca de 40 cm de fita, enrolar as pontas nos dedos e passar de forma circular em cada um dos dentes até a gengiva. Utilize pedaços de fio novos para cada dente.

A higienização completa com o fio dental deve tornar-se um hábito ainda quando a pessoa é bebê. Se a sua gengiva fica dolorida ou sangra constantemente durante a escovação ou o uso do fio dental, consulte um dentista.

Últimas notícias