*
 

Quem busca por uma vida mais saudável e natural, evitando produtos químicos, já encontrou um novo inimigo. Presente no ritual diário de muita gente, a pasta de dente está debaixo da lupa. O creme foi inventado em 1850, nos Estados Unidos, apesar de existirem relatos de produtos para a limpeza dos dentes desde 4 mil A.C, no Egito.

Entre os produtos químicos que compõem a fórmula, estão os abrasivos, que diminuem a acidez da boca, e os sais de flúor. Os dois componentes são importantes para a diminuição da incidência de cáries.

Algumas opções à pasta de dente são famosas: a cúrcuma e a argila, graças à Bela Gil, óleo de coco, bicarbonato de sódio, carvão ativado e sal marinho são algumas das escolhas mais naturais. A marca Lush também oferece produtos alternativos, como os tabletes dentais, uma espécie de pasta de dente em pó, com menos aditivos químicos.

“A vantagem desses produtos naturais é a ausência de conservantes, de adoçantes, e acabam custando menos. Em contrapartida, precisam ser bem indicados e o acompanhamento de um dentista é essencial. Se o paciente tiver resina nos dentes, por exemplo, a cúrcuma mancha. Se ele come muitos açúcares e carboidratos e tem um índice de cáries alto, ou alguma doença na boca, não é indicado fazer o uso de nenhum desses produtos”, explica a dentista Heloísa Crisostomo.

Ela ensina que o mais importante é saber escovar direito os dentes, independente do que vai em cima das cerdas. O flúor da pasta é essencial na infância, mas, durante a vida adulta, a água que consumimos já tem um índice suficiente da substância.

Além de prestar atenção em cada caso, quem usa esses materiais precisa ficar de olho nos efeitos deles nos dentes e apostar em uma técnica de escovação perfeita.

“Métodos alternativos limpam por abrasão, mas qualquer substância que contenha grânulos ou partículas maiores, se usadas de forma contínua, podem causar um desgaste severo, sensibilidade e manchas irreversíveis. A pasta de dente foi pensada em toda a estrutura dentária e não causa danos a esses elementos”, afirma a dentista Laíza Angela.

 

 

COMENTE

Argilaescovar dentesescovaçãodentalcúrcumatabletebicarbonato de sódio
comunicar erro à redação

Leia mais: saúde