Butantan cria aplicativo para usuário monitorar casos de Covid-19

Ferramenta será testada em Araraquara (SP) a partir de março e informará ao usuário se há casos próximos à sua localização

atualizado 25/02/2021 14:05

médico celulariStock

Para ajudar a fazer o diagnóstico de pacientes infectados com o coronavírus e permitir o monitoramento dos casos de Covid-19, o Instituto Butantan está criando um aplicativo de celular. A ideia é que o usuário possa ver, na própria tela, se há casos confirmados da doença ao seu redor.

O app será testado, a partir de março, na cidade de Araraquara (SP). O município está com 100% dos leitos ocupados e vive uma situação bastante complicada. Quem baixar o aplicativo receberá alertas sobre os sintomas, como se proteger e dicas sobre a Covid-19. Todos os dados compartilhados com a tecnologia serão acompanhados por agentes de saúde e o anonimato dos pacientes será garantido.

“É uma forma realmente muito interessante da população entender como a doença está se desenvolvendo dentro da cidade. A participação da população é essencial para que isso aconteça”, explica Cláudia Ananina, gestora de Tecnologia da Informação do Butantan, à CNN Brasil.

O aplicativo recebeu o nome de Global Health Monitor e é inspirado em sistemas semelhantes utilizados na Europa e Ásia. O Butantan também testará a plataforma Tainá, onde serão lançados os resultados de exames PCR para que gestores de saúde possam analisar a progressão da doença.

0

Últimas notícias