Coronavírus: app gratuito vai ajudar no monitoramento de casos

Iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino consegue fazer triagem virtual e encaminhar pacientes para realização de exames

atualizado 20/04/2020 11:11

celulariStock

Médicos e cientistas do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), em parceria com a empresa de tecnologia Zoox Smart Data, desenvolveram um aplicativo sem fins lucrativos para fazer o monitoramento epidemiológico do novo coronavírus em tempo real no Brasil. A ferramenta, chamada Dados do Bem, pode ser baixada nos aparelhos com sistema IOS e Android.

O aplicativo é gratuito e oferece cinco perguntas para que o usuário possa fazer uma autoavaliação rápida e saber as chances de estar com o novo coronavírus. A partir do resultado, ele poderá ser direcionado para fazer um teste rápido gratuito.

Nesse primeiro momento, o app está voltado para os casos no Rio de Janeiro, mas os pesquisadores pretendem fazer parcerias com outros estados para ampliar a rede de cobertura. O objetivo é monitorar os centros urbanos com maior concentração de casos de Covid-19 para que os governos locais possam traçar estratégias mais eficientes para a saída progressiva do isolamento social e a retomada das atividades econômicas com segurança.

Perguntas como: “Você teve febre nos últimos cinco dias?”, “Apresenta algum desses sintomas?”, “É portador de alguma doença crônica?”, “Teve contato com algum caso suspeito ou confirmado de Covid-19?” e “Você é profissional da saúde?” orientam a ferramenta a fazer a triagem.

Últimas notícias