metropoles.com

DF: prédio da Asa Norte monitora casos de Covid-19 por WhatsApp

Decisão partiu de moradores da 704 Norte, que fizeram pacto para alertar sobre possíveis vizinhos com sintomas da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Moradores de um prédio da SHCGN 704, localizado na Asa Norte de Brasília, decidiram se mobilizar a fim de aumentar as prevenções ao novo coronavírus. Por meio de um grupo de WhatsApp, os condôminos resolveram monitorar vizinhos com sintomas da doença com o intuito de ampliar os cuidados de higiene, principalmente no contato físico com áreas coletivas.

Embora o endereço abrigue apenas 20 pessoas, a ideia acabou sendo uma solução para controlar a pandemia da Covid-19 na Asa Norte. O Plano Piloto é um dos lugares com maior número de infectados no Distrito Federal.

“Boa tarde, vizinhos. Podíamos fazer um pacto entre nós? Se alguém aqui do prédio for positivado com o coronavírus ou tiver com suspeita da infecção podia avisar aqui no grupo”, sugeriu uma moradora.

Todos gostaram da iniciativa. “Eu estou bem, mas caso isso venha a acontecer, eu aviso. Seria egoísmo não avisar. São vidas que estão em jogo”, respondeu uma condômina.

Após a investida, uma senhora que mora no local informou estar com tosse seca, um dos sintomas da doença. Pontuou ainda que decidiu se recuperar na casa dos filhos, longe da vizinhança.

Veja o print:

Confirmações

O Distrito Federal tem 354 casos confirmados do coronavírus, segundo dados do GDF atualizados às 10h34 desta quarta-feira (01/04). Houve acréscimo de 21 novos casos de Covid-19 em relação aos números divulgados na noite dessa terça-feira (31/03).

Há 12 pacientes em estado grave; 33 em situação clínica considerada moderada; e 225 apresentam quadro leve. Outros 81 estão em análise. A maioria dos acometidos pela Covid-19 no DF são homens, cerca de 57,06% do total. E 152 pacientes são mulheres.

A capital federal contabiliza três mortes provocadas pela doença. A última vítima é um idoso de 73 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, desde o dia 23 março.

Nesta quarta-feira, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que há a expectativa de que as aulas nas escolas do DF só retornem em junho. Por enquanto, a suspensão, causada pelo novo coronavírus, vai até o dia 13 de abril.

O chefe do Executivo local frisou que não é uma decisão, mas somente uma data provável por causa do avanço de infecções da doença. Isso pode mudar de acordo com os números na capital.

Ibaneis informou ainda que o Distrito Federal pode registrar cerca de mil infectados pelo novo coronavírus no período de pico da pandemia na capital do país. A previsão é de que o número seja registrado na segunda quinzena de abril.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?