Feministas acionam Justiça contra Juliano Cazarré por evento em SP

Ator Juliano Cazarré promove circuito de palestras, alvo de muitas críticas, anunciado como “o maior encontro de homens do Brasil”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Juliano Cazarré protagoniza bate-boca com psicanalista: "Homens bons" - Metrópoles
1 de 1 Juliano Cazarré protagoniza bate-boca com psicanalista: "Homens bons" - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

A União Brasileira de Mulheres (UBM) acionou a Justiça contra o ator Juliano Cazarré e o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro (Uni Ítalo) por causa do evento “O Farol e A Forja”, previsto para acontecer entre os dias 24 e 26 de julho em São Paulo. Amplamente divulgado como “o maior encontro de homens do Brasil” e sob o pretexto de “o mundo precisa de homens que assumam seu papel”, o circuito de palestras virou alvo de críticas de movimentos sociais, organizações feministas e da classe artística.

Feministas acionam Justiça contra Juliano Cazarré por evento em SP - destaque galeria
6 imagens
Feministas acionam Justiça contra Juliano Cazarré por evento em SP
Feministas acionam Justiça contra Juliano Cazarré por evento em SP
Juliano Cazarré
Juliano Cazarré
Juliano Cazarré tem seis filhos
Juliano Cazarré indicou livros aos seguidores. Confira!
1 de 6

Juliano Cazarré indicou livros aos seguidores. Confira!

Reprodução
Feministas acionam Justiça contra Juliano Cazarré por evento em SP
2 de 6

Feministas acionam Justiça contra Juliano Cazarré por evento em SP

Instagram/Reprodução
Feministas acionam Justiça contra Juliano Cazarré por evento em SP
3 de 6

Feministas acionam Justiça contra Juliano Cazarré por evento em SP

Reprodução
Juliano Cazarré
4 de 6

Juliano Cazarré

Reprodução/Instagram
Juliano Cazarré
5 de 6

Juliano Cazarré

Reprodução/Instagram
Juliano Cazarré tem seis filhos
6 de 6

Juliano Cazarré tem seis filhos

Reprodução/Istagram

Na ação, a UBM diz se preocupar com a possibilidade de que o evento venha a propagar “discursos misóginos, estereótipos de gênero e concepções que reforcem a inferiorização, a desqualificação ou a submissão das mulheres”. Por isso, pede ao ator e ao centro universitário esclarecimentos sobre o conteúdo que será abordado.

Como justificativa, a entidade cita uma declaração recente feita por Cazarré durante participação em um programa de televisão, quando afirmou que “mais mulheres mataram homens do que homens mataram mulheres”. O documento chama a fala de “descontextualizada” e diz que ela “ignora deliberadamente a natureza estrutural e sistemática da violência de gênero no Brasil, produzindo desinformação”.

Em entrevista ao Metrópoles, a presidente da UBM Nacional, Vanja Andréa Santos ainda acrescentou sobre o tema: “Ele [Juliano] se coloca contra tudo isso, inclusive contra a própria ciência, porque a pesquisa é uma ciência, pra poder estruturar um pensamento machista que em muitos momentos parece light, mas é misoginia pura”.

Sobre a responsabilização da Uni ítalo, onde o summit será realizado, Vanja pontua: “Se configurar realmente esse acontecimento no formato que está sendo passado pelo próprio Cazarré, a universidade vai estar violando a questão dos direitos humanos e do seu papel na sociedade”.

Em nota enviada à reportagem, a Uni Ítalo afirmou que o evento em questão está previsto para ocorrer no Teatro Ítalo Brasileiro e que a utilização deste por terceiros, “mediante locação e observados os critérios contratuais, legais e operacionais aplicáveis, não representa, necessariamente, uma manifestação institucional de concordância com todos os conteúdos, opiniões, abordagens ou posições apresentados por organizadores, convidados ou participantes”.

“A instituição reforça seu compromisso permanente com a dignidade humana, com o respeito às pessoas, com a convivência democrática e com a construção de um ambiente universitário pautado pelo diálogo, pela pluralidade, pela responsabilidade e pela legalidade. Ao mesmo tempo, compreende que espaços educacionais e culturais também podem acolher diferentes expressões, desde que observados o respeito às pessoas e os princípios institucionais que orientam a educação”, disse a instituição, que ainda informou não ter recebido, até o momento, qualquer notificação judicial relacionada ao tema.

O Metrópoles também tentou contato com a assessoria do ator Juliano Cazarré, mas sem sucesso. O espaço permanece aberto em caso de eventuais manifestações.

Evento de Cazarré foi alvo de críticas de colegas

Com ingressos que variam entre R$ 1.797 e 5.747*, “O Farol e A Forja” foi duramente criticado pela classe artística quando anunciado por Juliano Cazarré nas redes sociais. Atores como Marjorie Estiano, Claudia Abreu e Paulo Betti estiveram entre os famosos que demonstraram repúdio ao circuito de palestras.

Nos comentários do post, Marjorie escreveu: “Juliano, você não criou. Você só está reproduzindo um discurso que já é amplamente difundido, enraizado e que mata mulheres todos os dias. Por favor, dá uma olhada para isso”.

Claudia Abreu também deixou sua chateação: “Num país com recorde de feminicídios…”.

Já Betti ironizou a forma como Cazarré tem promovido o evento: “É tanto convencimento que ele se refere a si na terceira pessoa como se fosse uma entidade.”

*valores com base nos lotes atuais de cada categoria

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações