metropoles.com

Guerra na Ucrânia: brasileira cede fazenda para refugiados na Romênia

A pernambucana Maria Thereza decidiu abrir as postas da própria casa para ajudar refugiados da guerra na Ucrânia

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
A fazenda da brasileira Maria Thereza Coelho, na Romênia
1 de 1 A fazenda da brasileira Maria Thereza Coelho, na Romênia - Foto: Reprodução

Maria Thereza, que mora na Romênia desde 2016, decidiu, desde a última quinta-feira (3/3), ceder a fazenda onda mora como ponto de apoio aos brasileiros e demais refugiados da guerra na Ucrânia. O local fica na fronteira com o país invadido.

Natural de Petrolina, cidade do sertão pernambucano, Maria reside no lugar com o marido e dois filhos. Segundo relatou ao Portal UOL, ela tomou a decisão de transformar a própria casa em ponto de refúgio logo após o avanço do governo russo ao território ucraniano.

0

Maria e o marido estavam no Brasil quando tudo começou. “Meu marido chegou ao Brasil e toda a imprensa já noticiava a iminência de guerra, mas ele, que havia chegado recentemente da Romênia, não acreditava que realmente aconteceria. Até que a Rússia atacou e de imediato começaram os pedidos de ajuda”, disse.

Segundo ela, após diversos telefonemas de amigos, o casal percebeu que o local poderia servir de apoio para mais pessoas. “Entrei em contato com a embaixadora do Brasil na Romênia, Maria Laura Rocha. Em 24 horas, ela mandou o time consular para o ponto avançado. A embaixadora foi muito rápida. A guerra começou dia 24, no dia 26 mandei e-mail para ela, que me respondeu em menos de 12 horas. E no dia 28 o ponto consular já estava ativo”, explicou.

Segundo Maria,  já passaram mais de 60 pessoas pela fazenda. No local, os refugiados recebem alimentação e abrigo para seguir viagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?