metropoles.com

Refugiados da Ucrânia passam de 1,2 milhão; veja maiores concentrações

De acordo com a Agência da ONU para Refugiados, Polônia e Hungria receberam maior número de imigrantes ucranianos

atualizado

Compartilhar notícia

Sebastian Schlenker/picture alliance via Getty Images
Suprimentos de socorro para refugiados da Ucrânia são empilhados em frente à catedral
1 de 1 Suprimentos de socorro para refugiados da Ucrânia são empilhados em frente à catedral - Foto: Sebastian Schlenker/picture alliance via Getty Images

Mais de 1,2 milhão de ucranianos já deixaram o país desde o dia 24 de fevereiro, quando as tropas russas começaram a ofensiva contra o país governado por Volodymyr Zelensky. O dado é da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), que contabiliza o número de refugiados diariamente.

A Polônia, na fronteira noroeste da Ucrânia, contabiliza o maior número de refugiados acolhidos. Já são cerca de 650 mil, pouco mais da metade do grupo contabilizado. Logo depois vem a Hungria, que já recebeu por volta de 145 mil ucranianos.

Pouco mais de 103 mil pessoas fugiram para a Moldávia, enquanto cerca de 90 mil optaram pela Eslovênia como destino. A Acnur também contabiliza 57 mil refugiados na Romênia, 53 mil na Rússia e apenas 384 em Belarus, país aliado de Putin.

Outras 110 mil pessoas se dividiram em outros países europeus. O Brasil já anunciou, em portaria, que ucranianos terão a possibilidade de trabalhar e até de pedir residência por “tempo indeterminado” no país.

Em meio à negociação de cessar-fogo, ainda sem grandes avanços, Rússia e Ucrânia concordaram na criação de “corredores humanitários”. As rotas vão permitir a saída de civis do território ucraniano.

0

Compartilhar notícia