Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Família de atleta do DF que infartou na França pede ajuda ao Itamaraty

Laudo com causa da morte deve ficar pronto nos próximos dias. Amigos continuam mobilizados em vaquinha para conseguir repatriação do corpo

02/03/2022 14:07, atualizado 02/03/2022 15:39
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal
Iago

A família do atleta Iago Victor dos Santos, de 26 anos – morto na França no último domingo (27/2), vítima de um infarto –, entrou em contato com o Itamaraty e pediu ajuda do governo federal para trazer o corpo do jogador de futebol ao Brasil. Enquanto não há posicionamento oficial do Ministério das Relações Exteriores, o irmão do rapaz promove uma vaquinha virtual para custear o traslado. “Temos R$ 29 mil”, disse Pedro Gabriel. A repatriação custa cerca de 15 mil euros, aproximadamente R$ 69 mil.

Atleta do DF infarta na França e família tenta trazer corpo ao Brasil

Iago vivia o sonho de jogar na Europa, mas a carreira do jovem atleta foi interrompida por um infarto logo após uma partida. Segundo familiares, o laudo com a causa da morte deve ficar pronto nos próximos dias, a partir desta quarta-feira (2/3).

Veja fotos do Iago com os amigos de infância: 

Família de atleta do DF que infartou na França pede ajuda ao Itamaraty - destaque galeria
9 imagens
Os dois jogavam bola juntos
Iago e Denilson sonhavam em jogar bola profissionalmente
Iago foi o único que conseguiu ganhar dinheiro com o futebol
Atleta fez parte de time de Portugal
Jovem estava há três anos longe de casa
Iago e Cleber eram amigos de infância
1 de 9

Iago e Cleber eram amigos de infância

Reprodução
Os dois jogavam bola juntos
2 de 9

Os dois jogavam bola juntos

Reprodução
Iago e Denilson sonhavam em jogar bola profissionalmente
3 de 9

Iago e Denilson sonhavam em jogar bola profissionalmente

Iago foi o único que conseguiu ganhar dinheiro com o futebol
4 de 9

Iago foi o único que conseguiu ganhar dinheiro com o futebol

Reprodução
Atleta fez parte de time de Portugal
5 de 9

Atleta fez parte de time de Portugal

Imagens cedidas ao Metrópoles
Jovem estava há três anos longe de casa
6 de 9

Jovem estava há três anos longe de casa

Imagens cedidas ao Metrópoles
Jovem fazia testes para clubes da França
7 de 9

Jovem fazia testes para clubes da França

Imagens cedidas ao Metrópoles
Iago estava há três anos sem voltar para casa em Brasília
8 de 9

Iago estava há três anos sem voltar para casa em Brasília

Imagens cedidas ao Metrópoles
Família acredita que atleta pode ter ficado com sequelas
9 de 9

Família acredita que atleta pode ter ficado com sequelas

Imagens cedidas ao Metrópoles

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

“O IML liberou o corpo. Falta o laudo para sabermos a causa da morte. Toda a documentação será juntada e, então, saberemos se o Itamaraty vai poder nos ajudar”, explicou o irmão do jogador. A família tem recebido diversas manifestações de apoio. “É o reflexo de quem era o meu irmão. É mérito dele. Ele era uma pessoa muito querida”, relembrou Pedro.

Recentemente, Iago saiu do time Avintes, em Portugal, e estava fazendo testes para clubes franceses. O jogador passou mal após uma partida decisiva na França, na tentativa de passar em algum processo seletivo.

Veja último vídeo que Iago enviou para a família:  

Despedida

Mesmo com o alto valor e ainda estando longe da meta, o irmão de Iago disse que não desanimará. “Não existe a possibilidade de não trazermos o corpo. Nós vamos conseguir. Vamos negociar e daremos um jeito. Ele merece que façamos isso por ele e nós queremos nos despedir direito”, explica.

A morte precoce do atleta mobilizou as redes sociais. Na segunda-feira (28/2), o time português Avintes, da qual Iago fez parte, despediu-se do atleta. “Em nome de todos os órgãos sociais do nosso clube, endereçamos os nossos pêsames e manifestamos todo o nosso apoio para com os familiares e amigos do atleta. Uma vez um de nós, para sempre um de nós”, lamentou o clube.

Os amigos mais próximos de Iago lamentam a perda e pedem doações para trazer o colega de volta. “Vamos conseguir, irmão. Como eu gostaria que fosse de outra forma…”, comentou. “Vou lembrar sempre dos bons momentos que tivemos, vai estar sempre no meu coração”, escreveu outro.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF.