metropoles.com

Após ter Facebook limitado, Rússia restringe contas do Twitter

Segundo o site NetBlocks, que monitora serviços cibernéticos em todo o mundo, restrição vigora em vários provedores russos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Souvik Banerjee/Unsplash
Twitter
1 de 1 Twitter - Foto: Souvik Banerjee/Unsplash

Vários usuários do Twitter estão tendo suas contas restringidas na Rússia, na manhã deste sábado (26/2), a medida que as tropas do país avançam na Ucrânia.

Segundo o site NetBlocks, que monitora serviços cibernéticos em todo o mundo, a restrição está em vigor em vários provedores e ocorre quando as autoridades russas entram em conflito com as regras da plataforma em relação ao conflito com a Ucrânia.

Facebook proíbe mídia estatal de monetizar posts

A restrição do Twitter ocorre horas após a Meta, empresa responsável pelo Facebook, anunciar que está proibindo a mídia estatal da Rússia de monetizar suas publicações na rede social.

“Mudanças já começaram a ser implementadas e continuarão no fim de semana”, disse o chefe de política de segurança, Nathaniel Gleicher. Ele acrescentou que que a empresa também está proibindo a mídia estatal russa de veicular anúncios na plataforma em qualquer lugar do mundo.

Na sexta-feira (26/2), o órgão regulador de comunicações da Rússia anunciou que estava “limitando o acesso” da população ao Facebook.

O governo de Vladimir Putin acusa a rede social de uma suposta censura de postagens de veículos de comunicação estatais sobre a invasão militar na Ucrânia. De acordo com autoridades, quatro veículos estão sendo atingidos: TV estatal Zvezda, a agência de notícias RIA Novosti e os sites Lenta.ru e Gazeta.ru.

Um dia antes, o Facebook havia rotulado publicações de veículos russos sobre a operação no país vizinho como “não confiáveis”. A plataforma ainda impôs restrições técnicas para reduzir o alcance das postagens.

O conflito entre Rússia e Ucrânia

Na madrugada de quinta (24/2), a Rússia invadiu a Ucrânia com a autorização do início das operações militares no leste do país. Em pronunciamento, o presidente russo, Vladimir Putin, fez ameaças e disse que quem tentar interferir no conflito sofrerá consequências nunca vistas na história.

Abaixo, veja um mapa que ilustra as áreas do país que foram invadidas pelos russos:

4 imagens
Guerra na Ucrânia
1 de 4

Mapa ilustra onde o país está sendo atacado

Arte/Metrópoles
2 de 4

Stefano Guidi/Getty Images
3 de 4

Guerra na Ucrânia

Anastasia Vlasova/Getty Images
4 de 4

Stringer/Anadolu Agency via Getty Images

Veja um resumo de como foi a última madrugada:

Kiev resiste à invasão russa

Nessa sexta, em pronunciamento gravado, o presidente do país, Volodymyr Zelensky, alertou que a capital Kiev estava sob perigo de tomada pelos russos e fez um apelo: “Não podemos perder a capital”. O presidente ucraniano ainda afirmou que acredita que os conflitos irão se acentuar.

“O destino do país será decidido agora. Esta noite será mais difícil do que o dia. Muitas cidades do nosso estado estão sob ataque. Chernihiv, Sumy, Kharkiv, nossos meninos e meninas em Donbass, as cidades do sul, atenção especial a Kiev”, ponderou.

Ele repetiu: “Esta noite será a mais difícil. O inimigo vai com tudo. Devemos resistir. A noite será muito difícil, mas o pôr do sol virá”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?