metropoles.com

Conheça o Croque Monsieur, versão francesa e gourmet do misto-quente

Sanduíche leva queijo, presunto e uma generosa camada de bechamel gratinado

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
croque monsieur on dish
1 de 1 croque monsieur on dish - Foto: iStock

Não há um bom café francês que não sirva esse clássico prato. O croque monsieur é um misto-quente banhado em molho branco e gratinado ao forno. Segue a linha gastronômica do país que representa: leva sempre ingredientes nobres, e, para funcionar, precisa de um modo de preparo bem específico.

Além de ter ganhado os menus de cafés parisienses, o croque monsieur ficou famoso por sua aparição na literatura: em 1919 foi citado no livro “À L’ombre Des Jeunes Filles en Fleurs”, de Marcel Proust.

Em Brasília, alguns restaurantes servem a delícia. Entre eles, o bistrô Paris 6 (Shopping ID), o café Daniel Briand (104 Norte), a Confeitaria Francesa (203 Sul), a L’Amour du Pain (115 Sul), a Labecca (QI 13) e o Sebinho (406 Norte). O preço médio da porção individual é R$ 20.

iStock
Entre as variações presentes na França, há o croque-madame (com um ovo em cima), o croque provençal (com tomates) e o croque norueguês (com salmão).

Um pouco de história
O historiador René Girard credita a origem da comidinha a um café no grande boulevard des Capucines, em Paris, no ano de 1901. Dizia-se pelas ruas que o dono do tal café era canibal. A história fora inventada por seus concorrentes à época, cansados do sucesso do local. Um belo dia, o acusado decidiu preparar um sanduíche com pão de forma no lugar da baguete, tostando-o no forno para dourá-lo.

Um dos clientes, curioso com a invenção, perguntou ao dono da casa: “Qual é essa carne?”. Então, o homem respondeu: “Isso é a carne de um senhor [‘de la viande de monsieur’]”. Chocados com a resposta, os clientes espalharam a notícia do sanduíche crocante, que ficou conhecido como croque monsieur (senhor crocante).

Há outra versão. Aborígenes da Austrália costumavam consumir a caça do dia pressionando a carne entre duas fatias de massa de trigo no topo de uma fogueira, usando um utensílio de madeira e ferro que formava um tipo de misto-quente.

Para a preparação nos moldes franceses e tradicionais, é importante observar quatro passos:

0

Confira a receita:

Ingredientes

— 2 fatias de pão de forma
— 1 fatia de presunto
— 100 g de queijo emmental ralado
— 30 g de manteiga
— 30 g de farinha de trigo
— 375 ml de leite
— Noz moscada
— Sal
— Pimenta

Modo de Preparo

— Prepare o molho bechamel. Em uma panela, adicione a manteiga até derreter. Então, coloque a farinha e deixe a mistura cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo sempre, ou até a farinha começar a dourar.

— Adicione o leite aos poucos, mexendo com um fouet. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe cozinhar até que engrosse.

— Agora, prepare o sanduíche. Passe em um só lado de cada pão um pouco de manteiga. Toste, em frigideira no fogo baixo.

— No lado branco, passe manteiga e coloque a fatia de presunto e metade do queijo ralado (50 g). Coloque em uma travessa que vá ao forno. Cubra com o molho bechamel e com o restante do queijo ralado.

— Gratine no forno a 180°C por dez minutos.

Compartilhar notícia