Veja dicas de como harmonizar vinhos com pratos vegetarianos

Diferente do que alguns pensam, é possível combinar as receitas vegetarianas com vinhos de forma equilibrada

atualizado 11/02/2022 16:53

na foto temos um prato de risoto de uvas e gorgonzola e uma taça de vinho Foto: Divulgação

Harmonizar pratos e vinhos costuma ser um desafio para muitas pessoas, principalmente quando as receitas são vegetarianas. Mas é possível fazer isso de forma simples, seguindo algumas dicas. 

A principal delas é que harmonização se trata de equilíbrio. “A harmonização perfeita acontece quando alimento e vinho não se sobrepõem, mas criam novos aromas e sabores ou uma experiência única em termos de textura ou outro fator”, explica Vinícius de Miranda Santiago, sommelier da Evino e diretor de Degustação da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).

Confira algumas dicas do sommelier para te ajudar na hora de harmonizar as receitas: 

– Receitas com cogumelos e/ou raízes, como bobó de inhame com cogumelo, combinam com a uva pinot noir.

– Pratos como curry de berinjela e seitan (carne de glúten) combinam com marselan e merlot. Assim como os que levam raízes e tomates.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

– As uvas tannat vão bem com apostas como feijoadas vegetarianas e outros preparos à base de feijão preto, mas também de abóbora e defumados.

– Quem gosta de rótulos mais refrescantes, pode apostar nos vinhos rosés e combiná-los com comidas que levem tomate, pepino, melão, gengibre e/ou azeitonas. 

– Entradinhas, como brusquetas de tomate e salada verde, caem bem com vinhos feitos de riesling. A lista de combinações inclui ainda avocado, tomate, aspargo, alcachofra e pepino. 

– Os espumantes equilibram ingredientes cítricos, aspargos e cogumelos, a exemplo de ceviches veganos e risoto de aspargos. 

Mais lidas
Últimas notícias