Para fazer em casa: 6 dicas para não errar a receita do pão perfeito

A chef Léo Oliveira dá dicas certeiras para fazer pão em casa

atualizado 15/10/2021 18:11

Pão artesanal em cima de tábuas de madeira cortado em fatiasReprodução/ Freepik

Pãozinho quentinho, recém saído do forno e com gosto de fresco. Em tempos pandêmicos (e, principalmente no auge da quarentena), a curiosidade pela cultura milenar de transformar água, farinha e fermento em algo comestível aumentou e não foi pouco.

Prova disso é que a expressão “como fazer pão” foi uma das mais procuradas pelos brasileiros no Google desde o início do isolamento social para conter o coronavírus. Ou seja: o que já era uma paixão nacional tomou conta, também, das cozinhas e fornos dos cozinheiros amadores e profissionais.

Em comemoração ao Dia Mundial do Pão celebrado neste sábado (16/10), data que exalta a iguaria em todo o globo, a chef Léo Oliveira, especialista em panificação e confeitaria, dá seis dicas para quem deseja fazer o pão perfeito em casa. Confira:

A preparação precisa ser feita com calma

Uma das principais dicas para se obter sucesso na sua receita é o tempo. “São várias etapas a seguir desde o início da separação dos ingredientes até o pão assar. E todas elas são fundamentais para um bom resultado final. Para que um pão tenha qualidade, ele precisa de tempo, precisa fermentar devagar”, explica.

0
Usar a quantidade certa de ingredientes

A receita precisa ter seus ingredientes balanceados entre as quantidades e proporções, para que o pão saia fofinho e não desande. Por exemplo, se for colocado fermento além do necessário, o pão vai encher de ar e continuar fermentando além do tempo correto. O erro pode causar até má digestão após o consumo.

Preste atenção na hidratação da massa

O segredo do pão perfeito está também ligado à sua hidratação, quanto mais hidratada a massa estiver, maiores são as chances do resultado ser satisfatório. “Ao contrário do que muitos pensam é a água que dá o ponto no pão e não a farinha. A hidratação correta da massa é fundamental, uma massa muito seca não desenvolve bem a fermentação e pode ser a causa de o pão ficar muito duro”, explica a chef.

É preciso sovar a massa de maneira eficaz

Para muitas pessoas, a dificuldade em fazer uma receita caseira está em sovar a massa para que ela fique bem estruturada e os ingredientes sejam bem misturados. De acordo com Oliveira, não há segredos para sovar a massa, a importância está em fazer movimentos firmes e constantes.

“O ponto principal que devemos nos preocupar é se a massa está aquecida demais, por isso sempre trabalhamos nas padarias com águas geladas, ao contrário do que muitas pessoas fazem em casa, colocando água aquecida para o fermento agir rapidamente. Isto não é bom, pois enquanto estamos sovando a massa não queremos que ela fermente, deixaremos ela fermentar apenas quando já estiver na hora da fermentação”, completa a expert.

Escolha a farinha ideal para a sua receita

Uma grande dúvida de quem se arrisca na hora de fazer uma receita caseira, é na hora de escolher a farinha perfeita para a sua receita. “A melhor farinha para pães é a farinha mais forte com alto teor de glúten. O glúten é basicamente composto por proteínas, por isso dizemos que quanto mais proteína tem na farinha mais forte ela é”. No Brasil, encontramos somente duas classificações de farinha, a tipo 1, 2 e a integral, porém, dificilmente é encontrada em mercados todas as classificações, “para ajudar na compra, procure uma farinha tipo 1, bem branquinha, e que tenha alguma foto de pães no rótulo, pois geralmente são mais indicadas”, complementa Léo.

A temperatura do ambiente pode ajudar na sua massa

Engana-se quem pensa que a receita perfeita depende apenas do tempo e de bons ingredientes. “A temperatura do ambiente influencia diretamente no crescimento da massa, 2 ou 3 graus a mais ou a menos podem alterar a velocidade da fermentação. O ideal é se atentar à quantidade de fermento que colocamos: se o tempo estiver muito quente vale a pena diminuir em 10% da quantidade de fermento da receita, e isto vale para aumentar se o tempo estiver muito frio”, pontua.

O grande segredo de toda receita se encontra em um único detalhe: a prática. Por isso, para aprender a fazer a receita do pão ideal, aquele igual o da padaria (ou até melhor), o importante é repetir várias vezes. “Quando você fizer pão e as coisas estiverem erradas, lembre-se que nem sempre a culpa é da farinha. O certo ou errado pode estar relacionado com a qualidade da fermentação e da habilidade manual”, finaliza.

Mais lidas
Últimas notícias