No Dia do Pão, prepare uma massa de fermentação natural em casa

Com essas dicas você não vai mais errar na hora de fazer o pão caseiro perfeito

atualizado 16/10/2020 8:50

pão caseiroUnsplash

Um pãozinho caseiro tem o seu valor, se for de fermentação natural então, fica muito mais saboroso e saudável. Confira o passo a passo da receita e não erre mais.

Ingredientes

– 500 g de farinha de trigo forte
– 350 ml de água gelada
– 125 g de fermento natural
– 10 g de sal
– 5 g de germe de trigo (opcional)

Preparo

Misture a farinha e a água bem gelada até formar uma massa homogênea e sem grumos. Coloque a massa num recipiente e cubra-o com um pano ou plástico. Leve à geladeira por uma hora.

Retire a massa da geladeira e observe se já está praticamente em ponto de véu (quando é aberta sem rasgar). Acrescente o fermento natural e o germe de trigo, trabalhando a massa em forma de dobras com o fermento natural já incorporado a ela. Acrescente o sal e faça o mesmo processo, sovando bem a massa, com cuidado para não rasgá-la. Deixe-a descansar por 30 minutos. Faça o processo de dobras novamente, repetindo-o duas vezes com intervalo de 30 minutos.

Divida a massa, modele-a e coloque-a em um banneton (cesto de fermentação) enfarinhado. Deixe fermentar de três a seis horas, dependendo da temperatura ambiente. Ou, se preferir, leve à geladeira entre 12 e 24 horas, também de acordo com a temperatura ambiente. Com a fermentação completa, a massa vai dobrar de tamanho. Com o forno já quente, a uma temperatura de 250°C, asse o pão entre 30 e 40 minutos.

Receita cortesia de Windor Hoteis.

Últimas notícias