Cozinha de Solteiro: prepare a clássica torta de limão com merengue

Um dos preparos mais tradicionais e amados da gastronomia pode ser preparado em casa

Gabriel Foster / MetrópolesGabriel Foster / Metrópoles

atualizado 16/07/2019 15:22

Algumas tortas são emblemáticas na confeitaria, uma delas é a de limão ou tarte au citron. No Brasil, ela ganhou a característica do creme feito a base de leite condensado, basicamente um brigadeiro de limão, o que a deixa saborosa, porém, na minha opinião, excessivamente doce.

No episódio desta quinta-feira (11/07/2019), vou ensinar como fazer a clássica, com um creme de confeiteiro saborizado.

Para a massa:
– 125 g de manteiga sem sal
– 25 g de açúcar refinado
– 1 ovo inteiro e 1 gema
– 25 ml de água
– 250 g de farinha de trigo
– pitada de sal

Preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até que fique branco, adicione os ovos e a água e emulsione bem, adicione a farinha e o sal e incorpore. Cubra com um papel filme e deixe descansar na geladeira. Depois de 20 minutos, abra a massa e a coloque na fôrma de fundo falso, faça furos com garfo e asse até que doure, reserve.

Para o creme:
– 500 ml de leite integral
– 200 g de açúcar
– 4 gemas
– 50g de amido de milho
– suco de dois limões
– raspa de um limão
– 50 g de manteiga sem sal

Preparo:
Dilua o amido de milho em um pouco do leite e reserve. Ferva o restante leite com o metade do açúcar e as raspas de limão, enquanto isso, bata bem as gemas com a outra metade. Quando levantar fervura, retire do fogo e adicione em fio, enquanto mistura vigorosamente com um fouet, à mistura de gema e açúcar, devolva a mistura ao fogo e mexa bem até que comece a borbulhar, adicione e incorpore o suco de limão, em seguida o amido. Quando começar a espessar, retire do fogo e adicione a manteiga. Cubra a massa assada com esse creme ainda quente e leve para resdriar na geladeira, coberto com um papel filme.

Para o merengue suíço:
– 80 g de claras
– 160 g de açúcar refinado
– pitada de sal

Preparo:
Misture as claras, açúcar e sal, leve ao fogo com cuidado batendo até que se diluam todos os grãos de açúcar. Leve à batedeira até que se arme e fique firme. Cubra a torta já fria e queime com um maçarico.

Não esqueçam de compartilhar em seus Stories e marcar o Instagram @metropolesdf e @andre.rochadel para vermos os preparos. Boa merenda!

Últimas notícias