Plant based não é o mesmo que veganismo ou vegetarianismo

As dietas que dispensam derivados animais costumam se confundir, entenda o que as difere em conceito e conteúdo

Pixabay

atualizado 06/03/2020 15:27

É inegável a tendência atual de reduzir o consumo de bens de origem animal na alimentação, seja cortando de vez qualquer derivado, seja reduzindo o hábito de comer carne ou apenas preferindo usar apenas subprodutos. Atualmente temos três vertentes fortes que costumam se confundir: vegetarianismo, veganismo e a dieta plant-based, mais recente. Vou explicar um pouco cada um deles e fazer um apontamento claro: os conceitos abaixo não são absolutos.

Vegetarianismo

Certamente o mais complexo e vasto dos três. O vegetarianismo não tem uma regra clara, mas baseia-se na remoção da proteína de origem animal da dieta. Dito isso, por muitas vezes resume-se apenas a eliminar a carne propriamente dita. Existem os ovo-vegetarianos (consumem ovos), lacto-vegetarianos (consomem leite e seus derivados), ovo-lacto-vegetarianos (mistura dos dois anteriores) e os vegetarianos estritos, que não consumem nenhum derivado animal. Este último grupo porém diverge no que diz respeito a alguns subprodutos como mel e outros.

Veganos

Uma coisa é fato: veganos não consomem nada de origem animal, seja em seu vestuário, em sua alimentação ou na rotina do dia a dia. O veganismo transcende a alimentação e é uma filosofia de vida, isso também causa suas diferentes visões. Há os que defendem que apenas não consumir os produtos não o torna vegano, mas sim vegetariano estrito e que o verdadeiro veganismo não consome nada de marcas que utilizem produtos não-veganos em qualquer linha de produção. Faz sentido, se você não quer contribuir para uma indústria chamada pelos próprios de “carnista”, porque compraria de uma companhia de carnes um hamburger 100% vegetal? Estaria alimentando da mesma forma um mercado que você é contra. Os veganos possuem toda uma organização de marcas comerciais permitidas, um selo próprio e realizam conferências e encontros por todo globo.

Plant-based

O plant-based é uma vertente recente que ainda não estabeleceu de fato suas diretrizes. Diferentes bibliografias não têm os mesmos pontos de vista: fato é que trata-se de uma alimentação completamente baseada em alimentos vegetais e minerais, porém excluindo ultraprocessados. O veganismo permite que você coma farinhas refinadas, ultraprocessados e itens industrializados desde que estes sejam feitos por empresas que não tenham uma linha animal. Já a dieta em questão não: você pode até passar seus insumos por processos, mas eles não devem ser industrializados e, na maioria das fontes sobre o tema, orgânicos. Visa eliminar ultraprocessados e refinados da dieta, transformando-a mais natural possível.

Últimas notícias