metropoles.com

Sete de Setembro: 105 mil pessoas participaram da manifestação na Esplanada

O protesto em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reuniu cidadãos de diversas partes do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de setembro protesto brasil brasilia bolsonaro stf helicoptero esplanada DF 25
1 de 1 7 de setembro protesto brasil brasilia bolsonaro stf helicoptero esplanada DF 25 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A manifestação realizada na manhã desta terça-feira (7/9) na Esplanada dos Ministérios reuniu cerca de 105 mil pessoas, segundo apurou o Metrópoles. A estimativa é feita pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contou com cidadãos de diversas partes do Brasil. As principais reivindicações do grupo foram a adoção do voto impresso e a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

As aglomerações em Brasília começaram a dispersar por volta das 11h. Mas ainda há protestos acontecendo em outras capitais do país. Uma grande manifestação está prevista para esta tarde, na Avenida Paulista, com a presença de Bolsonaro.

0

Pela manhã, o presidente sobrevoou a Esplanada em helicóptero militar, acompanhado de ministros do governo e de um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O mandatário acenou para os manifestantes enquanto a aeronave passava pela Praça dos Três Poderes e pela Esplanada dos Ministérios.

0

Bolsonaro desfilou ainda pelas ruas em uma caminhonete aberta e depois discursou aos apoiadores em tom de ameaça: “[O  Judiciário] pode sofrer aquilo que não queremos”. Sem citar nomes ou o que exatamente seria feito, afirmou que existe um ministro específico “paralisando a nação”.

“Juramos respeitar a nossa Constituição. O ministro específico do STF perdeu as condições mínimas de continuar dentro daquele tribunal. Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica continue paralisando a nossa nação. Não podemos aceitar. Ou esse poder [Judiciário] pode sofrer aquilo que nós não queremos. Sabemos o valor de cada poder da República”, assinalou.

O presidente afirmou ainda que deve se reunir com o Conselho da República nesta quarta (8/9). Compete ao conselho pronunciar-se sobre intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio; e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. O anúncio da convocação, entretanto, surpreendeu autoridades.

As assessorias de comunicação dos presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, informaram que não está prevista a participação deles no encontro.

De manhã, Bolsonaro participou de cerimônia de hasteamento da bandeira ao lado de ministros e do ex-presidente Fernando Collor, no Palácio do Alvorada. A primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, e o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (PRTB), também estavam presentes.

A cerimônia comemorava o 199º aniversário de Independência do Brasil. O presidente afirmou no primeiro discurso do dia que não admitirá que “outras pessoas joguem fora das quatro linhas” da Constituição.

0
Atos

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) usou spray de pimenta para conter manifestantes na manhã desta terça-feira (7/9), na Esplanada dos Ministérios. Grupos tentaram romper os bloqueios montados para proteger o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Itamaraty. Grades de isolamento foram derrubadas, e houve confusão e registro de um ferido no confronto.

0

Desde a madrugada, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentam, sem sucesso, se aproximar do STF. Às 4h30, havia um grupo de bolsonaristas aglomerado em frente a uma barreira de 50 policiais. Vendedores ambulantes, entretanto, permaneceram no local comercializando produtos, como bandeiras, água e camisetas.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?