metropoles.com

Hospital do Paranoá recebe dois sonares doados pela equipe do MPDFT

Aparelho é usado para ouvir batimento cardíaco do feto e consegue também antecipar possíveis problemas de saúde da criança

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Hospital do Paranoá1
1 de 1 Hospital do Paranoá1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) recebeu dois sonares novos, aparelhos utilizados para escutar o coração do feto durante o atendimento no centro obstétrico da unidade. Orçados em R$ 800 cada, os equipamentos foram doados pelos assessores médicos da Pró-Vida e pela equipe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

“Esses aparelhos permitirão atendermos, com maior eficiência, às nossas gestantes e futuras mães da Região Leste”, explica a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua. “Eles possibilitam a ausculta [termo técnico para a escuta dos sons internos do corpo] dos batimentos cardíacos do bebê e o adequado monitoramento, sempre que necessário.”

O centro obstétrico do HRL atende a cerca de 70 mulheres por dia. Com a aquisição dos aparelhos, a a equipe médica consegue detectar a existência de sofrimento fetal, informação que agiliza uma intervenção cirúrgica, caso seja preciso.

A enfermeira Viviane Resende ressalta que, pela frequência dos batimentos, é possível verificar se os bebês estão bem ou não. Entre 14 e 15 semanas, já é possível ouvi-los pelos sonares. “Se tiverem uma taquicardia, por exemplo, significa que precisam de atendimento urgente”, explica. “Não tem como trabalhar dentro de um centro obstétrico sem ouvir os BCF [batimentos cardíacos fetais], porque eles determinam muita coisa”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?