Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Centro obstétrico no Hospital Regional do Gama sofre com superlotação

Faltam leitos para atender à demanda e algumas gestantes aguardam o parto em pé, sentadas em cadeiras e até no chão

11/03/2017 22:04
Compartilhar notícia
Reprodução/Arquivo pessoal
Centro obstétrico no Hospital Regional do Gama sofre com superlotação

O caos se instalou no centro obstétrico do Hospital Regional do Gama (HRG) neste sábado (11/3). A unidade está superlotada de mulheres que acabaram de dar à luz ou que ainda estão em trabalho de parto. Faltam leitos para atender à demanda e algumas gestantes aguardam o parto em pé, sentadas em cadeiras ou no chão.

De acordo com denúncias recebidas pelo Metrópoles,  o centro chegou a fazer 600 partos por mês, mas o sucateamento da unidade somado à defasagem de servidores e insumos médicos prejudicaram o atendimento. A reportagem teve acesso a uma série de imagens feitas no HRG na manhã deste sábado (11). As fotos mostram muitas gestantes sentadas nas cadeiras, com estofados em péssimas condições.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters
A situação se tornou crítica após o Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria ficar com atendimento restrito desde 26 de janeiro. A medida foi uma recomendação da Coordenação de Neonatologia e de UTI Neonatal da Secretaria de Saúde. Grávidas de alto e baixo risco foram transferidas para outras unidades.

Sobre os problemas, a Direção do Hospital Regional do Gama reconheceu que o Centro Obstétrico está superlotado. “No entanto, todas as medidas para solucionar a questão estão sendo adotadas. Até o momento, nove pacientes foram transferidas para outras unidades da rede”, afirmou, por meio de nota, a Secretaria de Saúde.