metropoles.com

Nas redes sociais, pré-candidatos ao Palácio do Buriti são descolados

Postulantes ao GDF publicam, no Instagram, foto cortando cabelo e vídeo dançando forró. No Facebook, valeu clique um exercício na barra

atualizado

Compartilhar notícia

Arte sobre foto/Metrópoles
Abre_buritizaveis
1 de 1 Abre_buritizaveis - Foto: Arte sobre foto/Metrópoles

O clique de um exercício na barra logo estava no Facebook. No Instagram, uma foto eterniza o momento do corte de cabelo. Parecem posts comuns de digital influencer? Na verdade, são publicações nas redes sociais do ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) e do deputado federal Izalci Lucas (PSDB), respectivamente, ambos pré-candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF).

O forró que embalou um evento público não foi desperdiçado pelo governador e pré-candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg (PSB). O socialista publicou vídeo no Instagram no qual rodopia ao lado da esposa, Márcia Rollemberg. Na última sexta-feira (13/7), os internautas tiveram ainda oportunidade de conhecer a versão jovem, com cabelos escuros, do chefe do Executivo local. Ele postou em sua fanpage do Facebook, com 109 mil seguidores – maior número entre os pré-candidatos ao GDF (confira tabela abaixo) –, uma foto ao lado da mulher e do filho Pedro Ivo, em comemoração ao aniversário do caçula.

A lista de publicações exóticas dos postulantes ao Palácio do Buriti não para por aí. Não só Frejat, Izalci e Rollemberg adotaram postura informal entre os nove pré-candidatos ao GDF: outros também fizeram postagens irreverentes nas redes sociais.

Os seguidores do empresário Alexandre Guerra (Novo) no Instagram, por exemplo, conheceram mistérios que rondam a arte tradicional japonesa. “Segundo a lenda, se construir mil origamis de Tsurus, terá seus pedidos atendidos pelos deuses”, escreveu Guerra na legenda de imagem na qual uma ave em papel dobrado aparece em destaque.

A professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) também usou da emoção em um post no Facebook. Em imagem de abraço entre os icônicos personagens Snoopy e Charlie Brown, a docente passou a mensagem de que “política se faz com afeto”.

Primeiro lugar no ranking com mais seguidores no Instagram, ostentando 15,2 mil fãs, o general Paulo Chagas (PRP) é crítico ao atual modelo de política. Em tom irônico, postou uma foto com os rostos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes vermelhos e provocou: “Os três o quê?” Os seguidores não perderam tempo e os chamaram de “demônios” e “satanás”, entre outras coisas.

Deixando a política um pouquinho de lado, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) mostrou que estava antenada com a Copa do Mundo da Rússia. Ela retuitou um comentário sobre a presença do presidente da Croácia na partida contra a anfitriã. “Ainda por cima é pé-quente”, observou.

Confira as postagens dos pré-candidatos ao GDF: 

0

 

Pré-candidato ao Palácio do Buriti pelo PDT, o ex-deputado distrital Peniel Pacheco não tem perfil no Facebook nem no Twitter. No Instagram, possui três seguidores. Postulante do PRTB, o advogado Guilherme Trotta mantém um perfil pessoal no Facebook e no Instagram tem 870 seguidores. A reportagem não encontrou conta de Trotta no Twitter.

Popularidade
O último levantamento do Paraná Pesquisas, registrado sob o número 00150/2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que Jofran Frejat lidera as intenções de voto com 25,4%, seguido de Rodrigo Rollemberg (11,5%), Eliana Pedrosa (9,8%) e Paulo Chagas (5,1%). Logo atrás, estão Chico Leite (4,9%), Izalci Lucas (4,4%), Alexandre Guerra (3,2%), Joe Valle (2%), Alírio Neto (1,8%), Wanderley Tavares (1,6%), Fátima Souza (1,3%) e Júlio Miragaya (1,1%).

No entanto, o ranking de popularidade nas redes sociais tem ordem diferente. Rollemberg apresentava o maior número de seguidores, somados os do Facebook, Instagram e Twitter, até a última quinta-feira (12/7). O socialista usa as redes principalmente para divulgar números de sua gestão à frente do GDF.

Os mais famosos, depois de Rollemberg, são o general Paulo Chagas, Izalci Lucas, Eliana Pedrosa, Jofran Frejat, Alexandre Guerra e Fátima Sousa.


Impacto

Os políticos que almejam ocupar a cadeira nº 1 do Palácio do Buriti caçam eleitores nas redes sociais. Para tentar conquistá-los, adotam um discurso diferente da rigidez que os comícios exigem. Mas a maioria dos posts trata de assuntos sérios, com propostas para o Distrito Federal ou lembranças de ações feitas no passado.

As redes sociais assumem papel importante nas eleições de 2018 porque a campanha será de 45 dias, mais curta em comparação a pleitos anteriores, e não é mais permitida doação de pessoas jurídicas. “Como a campanha é menor, não tem muito tempo para o candidato conseguir percorrer todas as cidades. As redes sociais são a ferramenta mais barata”, explicou o cientista político Gabriel Amaral.

Para o doutor em ciência política e professor da Universidade de Brasília (UnB) Wladimir Gramacho, com o acesso crescente da população à internet, as mídias sociais ganham visibilidade. O Facebook, Instagram e Twitter tendem a atrair eleitores e, segundo o especialista, a capacidade de engajamento será cada vez mais determinante no resultado eleitoral.

Em todo processo de transformação ou grande inovação, a adaptação é evolutiva. Quem não se adapta, deixa de participar

Wladimir Gramacho, doutor em ciência política e professor da UnB

O Metrópoles procurou as assessorias dos pré-candidatos para falarem a respeito das redes sociais. Veja como são formadas as equipes dos postulantes ao Palácio do Buriti:

0

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que não configura propaganda eleitoral antecipada a divulgação de posicionamento pessoal sobre questões políticas sem haver pedido explícito de voto, menção à pretensa candidatura e exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?