No DF, 62% dos idosos com mais de 70 anos estão vacinados contra Covid

Da população estimada em 142 mil, mais de 88 mil estão imunizados. GDF espera concluir a vacinação dos grupos prioritários até abril

atualizado 25/03/2021 8:41

Vacinação de idosos de 72 e 73 anos no Parque da Cidade Hugo Barreto/Metrópoles

O Distrito Federal vacinou contra o novo coronavírus 62% da sua população com mais de 70 anos. Vivem em Brasília, 142.253 idosos com essa idade, dos quais 88.238 estão imunizados. Os dados são do sistema Novo SI-PNI do Ministério da Saúde (MS), publicados pela Secretaria de Saúde (SES) em boletim semanal.

Essa taxa usa dados de imunizados até o dia 21 de março. Portanto, não estão incluídas as pessoas vacinadas pelo programa de imunização do DF nesta semana.

Até essa quarta-feira (24/3), 234.536 moradores do DF foram vacinados com a primeira dose e 70.855, com a segunda. Desde segunda-feira (22/3), começou na capital a imunização de pessoas com mais de 69 anos.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nessa segunda-feira (22/3), que o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende concluir a vacinação contra Covid-19 dos grupos considerados prioritários até abril.

Para se vacinar, pessoas já inclusas como prioridade devem procurar um dos 47 pontos de vacinação do DF.

Confira onde é possível vacinar: 

Novos grupos

Após o secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciar a ampliação da vacinação contra Covid-19 para novos grupos, nessa terça, o secretário de Saúde, Osnei Akumoto, afirmou que farmacêuticos e agentes funerários poderão se vacinar a partir desta sexta-feira (25/3).

Esse público, porém, precisa fazer agendamento. Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, o titular da pasta informou que a liberação será mediante os repasses de mais vacinas efetuados semanalmente pelo Ministério da Saúde.

A vacinação foi igualmente ampliada para os profissionais de saúde que atuam em diversas áreas da rede privada. Eles também precisam agendar, a partir desta quinta-feira (25/3), pelo site vacina.saude.df.gov.br. A vacinação para esse público tem início na sexta-feira (26/3).

Além desse dois novos grupos, a partir de segunda-feira (29/3), serão vacinadas as forças de segurança da capital. A pressão pela imunização da categoria aumentou nos últimos dias, diante da escalada dos óbitos de policiais militares. Na manhã dessa terça, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) perdeu o 10º profissional para a Covid-19 em 10 dias.

Após determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), ao menos 25 categorias profissionais foram incluídas na lista de prioridades de vacinação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A decisão do chefe do Executivo local beneficia diretamente as pessoas que, por força da atividade, ficam expostas diariamente à infecção pela Covid-19. Confira a lista completa aqui.

 

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

 

Mais lidas
Últimas notícias