Copa 2022: servidores federais e do DF têm ponto facultativo nesta 2ª

GDF e União liberaram servidores públicos em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022. Entenda como serão os expedientes

atualizado 28/11/2022 10:59

Prédios da Esplanada dos Ministérios vistos de cima, em Brasília (DF) - Metrópoles Daniel Ferreira/Metrópoles

Servidores públicos do Distrito Federal e da União terão ponto facultativo nesta segunda-feira (28/11), dia de jogo da Seleção Brasileira contra a Suíça, pela Copa do Mundo de 2022. A partida começa às 13h.

DF: veja o que abre e o que fecha no segundo jogo do Brasil na Copa

O Governo do Distrito Federal (GDF) definiu horário de expediente reduzido em dias de jogos da Seleção Brasileira, durante a primeira fase da Copa. No último dia 24, por exemplo, quando o Brasil ganhou da Sérvia, o turno ocorreu das 8h às 14h nos órgãos do Executivo local.

Esta segunda-feira (28/11), porém, será de ponto facultativo, pois o jogo tem início às 13h. Na última partida da Seleção Brasileira pela primeira rodada, na próxima sexta-feira (2/12), às 16h, contra Camarões, o expediente nas repartições públicas do DF será das 8h às 14h.

Caso o Brasil passe de fase, os horários do expediente serão anunciados posteriormente. Apesar disso, durante os dias de jogos da Seleção, órgãos que prestam serviços essenciais vão manter escalas que garantam atividades ininterruptas.

Esses serviços incluem as áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, comunicação, assistência social, fiscalização tributária, de proteção urbanística e do consumidor, além de limpeza urbana. Cada um dos órgãos terá orientações específicas passadas pelas respectivas chefias.

Governo Federal

O Ministério da Economia publicou, em 11 de novembro, orientações a órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira.

A portaria permite aos servidores públicos da pasta encerrar o expediente duas horas antes nessas ocasiões. Contudo, dirigentes de órgãos da Administração Pública Federal deverão assegurar o funcionamento integral de serviços considerados essenciais.

A norma também estabelece a possibilidade de não haver expediente em dia de jogos que começarem às 12h. Porém, horas não trabalhadas em decorrência do encerramento antecipado das atividades deverão ser compensadas pelos servidores, desta quinta-feira (1º/12) até 31 de maio de 2023.

A regra vale tanto para quem exerce atividades presencialmente quanto para quem trabalha na modalidade remota, em regime integral ou parcial.

A compensação se limita a duas horas diárias da jornada de trabalho. Quem não cumprir a determinação poderá ter desconto na remuneração, proporcionalmente ao período não reposto.

Transporte

O metrô no DF terá funcionamento normal nos dias de jogos do Brasil: das 5h30 às 23h30. Nesta segunda-feira (28/11), haverá reforço da quantidade de trens entre 11h e 13h.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) comunicou que os ônibus circularão com a tabela de sábado.

Mais lidas
Últimas notícias