Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

É melhor fazer agachamento com os pés juntos ou afastados?

Saiba a maneira ideal de realizar o movimento, altamente eficaz para tonificar os glúteos

atualizado 26/09/2022 12:37

Mulher agachamento Lars Zahner/EyeEm/Getty Images

Estamos sempre em busca do melhor exercício. Com tantas informações disponíveis, o que mais os preparadores físicos veem por aí são pessoas inventando movimentos que, infelizmente, não são eficientes.

Além de escolher atividades eficazes, é fundamental ter atenção ao realizar tais exercícios, uma vez que a má execução pode causar lesões musculares e articulares.

Fazer agachamento com os pés juntos, por exemplo, não é recomendado.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Estudos realizados por McCaw e Boyden não encontraram benefícios em realizar o exercício com os pés unidos. No entanto, no agachamento com os pés afastados, o pesquisador Paoli encontrou uma ativação dos glúteos consideravelmente maior.

As pesquisas mostram, logo, que realizar agachamento com os pés juntos não é o mais adequado, sobretudo devido à base estrutural do corpo humano. A postura pode ficar comprometida, tornando a execução ineficaz.

Utilizar a linha do ombro ou do quadril como limite para o fechamento dos pés é uma boa referência para realizar o exercício sem comprometer a postura e os resultados. Dessa maneira, é possível executar o movimento com amplitude, ativando mais os glúteos.

Não se deixe levar pelo que as outras pessoas fazem, na vida real ou na internet. Para ser benéfico, o exercício deve ter base científica e ser executado de maneira adequada.

Em caso de dúvidas, busque orientação profissional.

Mais lidas
Últimas notícias