Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Como saber quantos litros de água devo beber por dia?

Cultivar o hábito de tomar água é sempre uma boa pedida

atualizado 05/07/2021 9:36

mulher bebendo agua em pé ao lado bicicletaThe Lazy Artist Gallery/Pexels

Mais da metade da estrutura corporal humana é composta de água (60 a 70%). Por isso, estar hidratado é fundamental. Como saber, porém, qual a quantidade ideal de água a ser consumida por dia?

A necessidade diária de água varia individualmente, sendo influenciada por alguns fatores, como condições ambientais, nível de atividade física (duração e intensidade, por exemplo) e uso de substâncias que aumentam a diurese e excreção de água, como café, chás, medicações e fitoterápicos.

Perdemos água principalmente pela urina, mas essa eliminação também ocorre pelo suor, respiração e evacuação.

Sinais clássicos de desidratação incluem sede exagerada, boca e pele secas, diminuição da sudorese, dores de cabeça, tonturas, fadiga, cãibras musculares e comprometimento do bom funcionamento intestinal. O desempenho físico também é afetado.

Ao contrário do que afirma o senso comum, nem sempre a medida “2 litros de água ao dia” é ideal. Cálculos mais assertivos no quesito individualidade apostam numa medida de 30-40 ml por quilo de peso corporal a fim de alcançar as necessidades fisiológicas básicas.

Nesse caso, uma mulher de 65 kg, por exemplo, precisaria de 2,6 litros por dia.

Alguns estudos apontam melhora da termogênese (processo metabólico envolvido no gasto energético) quando o consumo de água é aumentado. Claro que não se pode esperar do consumo de água unicamente um bom resultado no emagrecimento – no entanto, fica claro que este é um ponto importante para quem tem essa meta.

Cultivar o hábito de tomar água é sempre uma boa pedida.

Últimas notícias