Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Como aliviar a retenção hídrica e o inchaço no período pré-menstrual

Com a aproximação da menstruação, o peso pode oscilar até 2,5 kg. Veja como reverter isso antes que o período pré-menstrual tenha início

atualizado 19/11/2021 16:50

LaylaBird, Getty Images

Uma das queixas mais comuns durante o período menstrual é a retenção hídrica, o famoso inchaço. Ele pode fazer com que as mulheres (e demais pessoas que menstruam) aumentem de peso. A variação que pode chegar até a 2,5kg na balança. Normalmente, esse incômodo ainda vem acompanhado de desconforto.

Aprenda, então, cinco dicas de como reverter esse mal-estar:

Hidrate-se

Intensifique a hidratação e aumente a quantidade de água ingerida durante o dia.

Coma bem

Dê preferência a alimentos ricos em água (frutas e vegetais). Melancia, morango, pêra, melão, abacaxi, tomate cru, cenoura, couve flor e rabanete são alguns exemplos. Passe longe dos industrializados e processados, assim como aqueles muito gordurosos e/ou com excesso de sal e açúcar refinado.

0
Beba um chazinho

Os chás diuréticos são excelentes aliados. Boas pedidas são os de cavalinha, hibisco, dente de leão, salsinha e chá-verde.

Faça exercício físico

Malhar traz sensação de bem-estar, melhora a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema intestinal. E mais: controla também o estresse.

Relaxe

Se possível, inclua técnicas de relaxamento (respiração profunda, yoga e meditação) e pequenas pausas durante o dia. Elas podem te ajudar nessa fase. Sessões de drenagem linfática também contribuem para amenizar o inchaço. Além de ser relaxante, ajuda a circulação sanguínea e linfática.

Mais lidas
Últimas notícias