Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Mirelle Pinheiro

Advogado é suspeito de sacar precatórios com procurações falsas

As investigações indicam que o golpe foi aplicado em processos de diferentes estados do país

Repórter de Mirelle Pinheiro28/01/2026 12:57
Compartilhar notícia
PF/Divulgação
Imagem colorida de agente da PF. Metrópoles

A Polícia Federal (PF) investiga um advogado suspeito de montar um esquema para sacar, de forma ilegal, valores pagos pela Justiça por meio de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs).

Na manhã desta quarta-feira (28/1), agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão e determinaram a suspensão cautelar do exercício da advocacia do investigado.

Segundo a PF, o advogado se aproveitava da própria condição profissional para acessar sistemas judiciais e localizar processos já autorizados para pagamento.

A partir daí, falsificava procurações em nome dos beneficiários, juntava os documentos aos autos e conseguia certidões automáticas que o identificavam como representante legal das partes.

Com essa documentação, ele se dirigia a agências da Caixa Econômica Federal em São Luís, onde realizava os saques indevidos dos valores liberados pela Justiça.

As investigações indicam que o golpe foi aplicado em processos de diferentes estados do país.

O prejuízo identificado até agora ultrapassa R$ 500 mil, mas a Polícia Federal não descarta que o valor seja maior, já que o levantamento completo dos saques ainda está em andamento.

Novas vítimas podem ser identificadas à medida que a análise dos documentos e movimentações financeiras avance.