Manoela Alcântara

Fachin autoriza AGU a representar Moraes em ação de redes dos EUA

Presidente do STF autorizou que AGU represente ministro em ações movidas pela plataforma Rumble e pelo grupo Trump Media

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Luis Nova/Especial Metrópoles
O presidente do STF, ministro Edson Fachin - Metrópoles
1 de 1 O presidente do STF, ministro Edson Fachin - Metrópoles - Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou a Advocacia-Geral da União (AGU) a representar o ministro Alexandre de Moraes em uma ação movida pela plataforma Rumble e pelo grupo Trump Media nos Estados Unidos. O processo corre no Tribunal da Flórida.

Na ação, as duas empresas tentam barrar as ordens de restrição e bloqueio impostas por Moraes. O ministro é acusado no tribunal norte-americano de promover censura contra cidadãos dos EUA e suas plataformas. O Rumble está fora do ar no Brasil desde fevereiro de 2025.

Na autorização de Fachin, o presidente da Corte declarou que o que está em questão na ação é a “independência do Poder Judiciário brasileiro”.

“O que está em questão, para além da figura individual de Ministro do STF, são a independência do Poder Judiciário brasileiro, a integridade do Estado de Direito no Brasil e, no limite, a própria soberania nacional. Eis o que fica cabalmente caracterizado”, afirmou o presidente do STF na autorização para a AGU.

Nesta semana, Fachin manifestou à relatora especial das Nações Unidas para a Independência de Magistrados e Advogados, Margaret Satterthwaite, preocupação com o atual cenário enfrentado por democracias constitucionais em diferentes partes do mundo. Os dois se encontraram no STF na terça-feira (2/6).

Na conversa com Margaret Satterthwaite, o presidente do STF ressaltou que, hoje, verificam-se pressões externas sobre o Judiciário, por meio de sanções unilaterais que visariam afetar a independência judicial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações