metropoles.com

Grupos de direitos humanos pedem que STF mantenha poder de defensorias

Proposta da PGR deve travar atuação de defensores públicos; medida é “nefasta”, afirmam entidades

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
stf
1 de 1 stf - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Entidades de direitos humanos criticaram nesta quinta-feira (10/2) a proposta da PGR de retirar o poder da Defensoria Pública de demandar documentos públicos. A medida é “nefasta” e atingiria a população vulnerável e de baixa renda, afirmaram as entidades ao STF. O Supremo volta a julgar o caso nesta sexta-feira (11/2).

A PGR diz ser injusto que defensores públicos consigam fazer requerimentos a órgãos públicos e advogados privados não. Isso desequilibra o andamento do processo, segundo o procurador-geral da República, Augusto Aras. Se concretizada, a proposta da PGR deve travar a atuação de defensores públicos e o atendimento jurídico a pessoas de baixa renda.

“A pretensão deduzida pela PGR é nefasta e atenta contra toda a proposta dos objetivos constitucionais da República”, escreveram as entidades Instituto Vladimir Herzog; Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas; Instituto Alana; Instituto Pro Bono; Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante; Rede Espaço sem Fronteiras; e Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo. O grupo tem o papel de amigo da corte nesse caso e pode opinar ao STF sobre o julgamento.

O documento afirmou ainda que a mudança defendida pela PGR atingiria “em cheio uma população inteira de cidadãos afetados pelas mais diversas vulnerabilidades jurídicas”.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?