metropoles.com

Defesa: divulgar perguntas ao TSE arriscaria “sistema estratégico”

Comunicação foi enviada no mês passado ao TSE; depois, Defesa pediu divulgação de dados

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Fachada tse eleicoes 2020
1 de 1 Fachada tse eleicoes 2020 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

As Forças Armadas afirmaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que sistemas de interesse estratégico nacional poderiam ser prejudicados e colocados em risco em caso de divulgação dos questionamentos que os militares enviaram ao tribunal sobre as urnas eletrônicas. A comunicação foi enviada no mês passado ao TSE. Na semana passada, foi o próprio Ministério da Defesa quem pediu que os dados fossem divulgados.

Antes disso, o Ministério da Defesa afirmou ao tribunal que a divulgação dos questionamentos pode “prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional”.

A pasta não detalhou que itens estratégicos seriam esses, nem eventuais consequências. O ministério também considerou que trata-se de informações “imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado”. A informação foi obtida por meio da Lei de Acesso à Informação da Justiça Eleitoral nesta terça-feira (10/5).

O ministério havia alegado ainda “risco à segurança das instituições” para impor sigilo de cinco anos aos documentos, conforme mostraram os repórteres Felipe Frazão e Weslley Galzo no sábado (7/5).

Na semana passada, o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, pediu que o TSE divulgasse a íntegra das contribuições das Forças Armadas à corte sobre o sistema eleitoral. Em resposta, o presidente do tribunal, ministro Edson Fachin, afirmou que o único trecho que ainda não havia sido divulgado era justamente o que ficou sob sigilo a pedido das Forças Armadas. Fachin acrescentou que não se opõe a tornar públicos esses documentos.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?