Guilherme Amado

As críticas dos aliados de Doria e de Leite ao presidente do PSDB

Por diferentes motivos, a insatisfação com a presidência de Bruno Araújo é compartilhada pelos tucanos que apoiam João Doria e Eduardo Leite

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Governo de São Paulo/Divulgação
O governador João Doria levanta o braço do presidente do PSDB, Bruno Araújo, durante o discurso em que confirmou a pré-candidatura à Presidência
1 de 1 O governador João Doria levanta o braço do presidente do PSDB, Bruno Araújo, durante o discurso em que confirmou a pré-candidatura à Presidência - Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O trabalho do ex-ministro Bruno Araújo à frente da presidência do PSDB é criticado tanto pelos aliados de João Doria quanto pelos tucanos que estão com Eduardo Leite.

Os tucanos que apoiam Doria dizem que Araújo esgotou o seu capital político tentando viabilizar uma candidatura de Leite no PSDB. Os paulistas não engoliram as decisões tomadas pelo dirigente durante as prévias e afirmam que ele age para favorecer o gaúcho internamente.

Já os aliados de Leite dizem que Araújo deveria ter postura mais assertiva na presidência. Eles reclamam que o dirigente engavetou investigações contra supostos ataques hackers nas prévias e criticam a decisão de Araújo de ter se tornado coordenador da campanha presidencial de Doria.

Araújo disse a diversos colegas no PSDB que só aceitou o cargo oferecido por Doria para garantir que Rodrigo Garcia sentaria na cadeira de governador a partir de abril. Ele afirma que é fundamental eleger Garcia ao governo paulista e que isso só seria possível com a renúncia de Doria.

Nesta quinta-feira (31/3), Araújo assinou uma carta dizendo que o PSDB respeitará o resultados das prévias. A ideia teve participação de Garcia e foi levada adiante para ressuscitar a pré-candidatura de Doria ao Planalto. Garcia disse ao dirigente que a gestão tucana em São Paulo poderia se “desintegrar” caso os planos mudassem de última hora.

Ao fim do discurso em que confirmou a pré-candidatura à Presidência, Doria levantou o braço de Araújo diante dos fotógrafos, mas o dirigente demonstrou desconforto com o gesto. É o retrato de um partido em crise.

As críticas dos aliados de Doria e de Leite ao presidente do PSDB - destaque galeria
11 imagens
A seguir, os candidatos à Presidência
Ciro Gomes, do PDT
Felipe d'Ávila, do Novo
Jair Bolsonaro, do PL
O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022
1 de 11

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
A seguir, os candidatos à Presidência
2 de 11

A seguir, os candidatos à Presidência

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
Ciro Gomes, do PDT
4 de 11

Ciro Gomes, do PDT

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
Felipe d'Ávila, do Novo
5 de 11

Felipe d'Ávila, do Novo

Reprodução/Instagram
Jair Bolsonaro, do PL
6 de 11

Jair Bolsonaro, do PL

Alan Santos/PR
João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato
7 de 11

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
Leonardo Péricles, do UP
8 de 11

Leonardo Péricles, do UP

Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira
Luiz Inácio Lula da Silva, do PT
9 de 11

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

Fábio Vieira/Metrópoles
Simone Tebet, do MDB
11 de 11

Simone Tebet, do MDB

Igo Estrela/Metrópoles

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?