Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

Presidente do PSDB tenta convencer Doria a não desistir do Planalto

Bruno Araújo enviou carta a lideranças tucanas "reafirmando" que governador paulista é o candidato da sigla à Presidência da República

atualizado 31/03/2022 12:56

Doria_Bruno AraujoMarcelo Montanini/Metrópoles

Em um gesto para tentar evitar a desistência de João Doria da disputa ao Palácio do Planalto, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, enviou uma carta a integrantes do partido “reafirmando” que o governador paulista é o candidato da legenda à Presidência da República neste ano.

O documento foi enviado por Bruno Araújo, no fim da manhã desta quinta-feira (31/3), a integrantes dos diretórios estaduais, a governadores, às bancadas do Senado e da Câmara dos Deputados, a deputados estaduais e à executiva nacional do PSDB.

“As prévias serão respeitadas pelo partido. O governador tem a legenda para disputar a Presidência da República. E não há nem haverá qualquer contestação à legitimidade da sua candidatura pelo partido”, diz o presidente do partido na carta.

Como a coluna noticiou mais cedo, lideranças tucanas já viam o movimento de Doria como uma “jogada” política. O objetivo do governador, diziam, era pressionar a direção do PSDB a garantir que ele será o candidato da sigla ao Planalto – justamente o que Araújo fez com a carta.

Com desempenho pífio nas pesquisas, Doria sofre pressão de lideranças tucanas para desistir da candidatura ao Planalto. Uma ala do partido prefere o nome do governador gaúcho, Eduardo Leite, que havia perdido as prévias do PSDB no fim de novembro de 2021.

Leia a íntegra da carta:

Brasília, 31 de março de 2022

Exmo. Sr. Presidente Marco Vinholi,

Cc
Presidentes e diretórios estaduais do PSDB
Governadores do PSDB
Bancada Câmara dos Deputados
Bancada Senado Federal
Bancada de deputados estaduais
Executiva Nacional

Venho, por meio desta, reafirmar que o candidato a Presidente da República pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, escolhido democraticamente em prévias nacionais realizadas em novembro de 2021. As prévias serão respeitadas pelo partido. O governador tem a legenda para disputar a Presidência da República. E não há nem haverá qualquer contestação à legitimidade da sua candidatura pelo partido.

Aproveito a oportunidade para reafirmar o compromisso do PSDB com o processo democrático brasileiro. O PSDB é consciente de seu protagonismo em contribuir com o fim da polarização hoje existente no país.

Carta Bruno Araújo by Manoela Alcântara on Scribd

Mais lidas
Últimas notícias