Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Você sabia que os cogumelos podem fazer mágica pela sua pele? Descubra

Marcas estão investindo cada vez mais no fungo, e os consumidores se apaixonam por seus efeitos

atualizado 07/05/2021 22:56

Rosto mulher cogumelosGetty Images

Os cogumelos são um fungo presente nos quatro cantos do planeta. Eles se desenvolvem em ambientes úmidos (a maior parte cresce debaixo da terra), podendo fazer parte da gastronomia, mas existem também aqueles que são extremamente tóxicos para o nosso organismo, levando à morte.

Há milhares de anos, esse ingrediente faz parte da medicina oriental. Ele já foi classificado, inclusive, na “categoria superior de ervas”, conforme explicou a fitoterapeuta Jenya Di Pierro à Vogue britânica. Segundo ela, o fungo foi utilizado para aumentar a expectativa de vida, prevenir doenças, tratar a infertilidade, dar força ao corpo, melhorar a função cognitiva, entre outras. Muitos o chamam de “ervas para os imortais”.

Em setembro do ano passado, a atriz ganhadora do Oscar Anjelica Huston deu uma entrevista a um site em que comentou que todas as manhãs ingere um energético feito com cogumelos, no lugar do café. Ela descreve a bebida como “poção de bruxa”. “Gosto muito dessa mistura de fungos que tomo no lugar do café ou do chá pela manhã”, disse a estrela, na época. “Eu bebo uma combinação de seis tipos diferentes: cordyceps, crina de leão, maitake, rabo de tigre e chaga. Eles vêm em pó e eu tomo algumas colheres de chá com limão e água quente”, comentou a atriz.

Anjelica Huston

A revelação de Anjelica Huston pode parecer “moderna” demais, mas há outras movimentações envolvendo o assunto, o que podemos chamar de “boom do cogumelo”.

Marcas estão investindo cada vez mais no fungo e os consumidores têm se apaixonado por seus efeitos (e não estamos falando somente de bem-estar, mas também de beleza da pele!). A empresa de cosméticos britânica Cult Beauty, por exemplo, teve aumento de 480% nas pesquisas pelo termo “cogumelo” somente no ano passado, além de uma série de lançamentos de novos produtos fabricados com essa matéria-prima. A empresa entrega para o Brasil.

Produtos da Cult Beauty
Produtos da Cult Beauty
Bom para a saúde

Os cogumelos estão sendo microdosados para tratar problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Ainda, o shitake e o reishi, por exemplo, estão presentes em muitos suplementos para aumentar a imunidade e aliviar o estresse.

De acordo com Jenya Di Pierro, os benefícios dos cogumelos são numerosos quando incorporados à dieta. “Eles são uma potência nutricional. Contêm fósforo, potássio, zinco, cobre, magnésio, bem como vitaminas B e D – e essa última está particularmente presente em cogumelos que foram expostos ao Sol”, disse. Segundo a expert, esses fungos também são ricos em proteínas e fibras, mas pobres em gordura, o que os torna perfeitos para uma dieta balanceada.

shitake
Shitake

A fitoterapeuta acrescentou que o item ainda é rico em glutationa, um nutriente antioxidante e desintoxicante, assim como ergotioneína, que protege o DNA dos danos oxidativos. Vale destacar, porém, que sua propriedade medicinal mais importante é o ingrediente ativo, os polissacarídeos de cogumelo.

“Esses polissacarídeos têm um impacto significativo no sistema imunológico, com potentes efeitos imunomoduladores e antitumorais e aumentam a produção de células imunológicas que ajudam a combater vírus, bactérias e outros patógenos”, explicou.

cogumelos desidratados em pó
No Brasil, a marca Regenera disponibiliza para venda diferentes tipos de cogumelos desidratados em pó

O reishi, o “cogumelo da imortalidade”, ajuda a baixar a pressão arterial e manter o sistema imunológico saudável. A chaga, por sua vez, combate os patógenos, elimina a inflamação, reduz o açúcar e a pressão no sangue e alivia a artrite. Diante disso, a especialista recomenda introduzi-los na dieta por meio de sopas, bolinhos fritos ou caril, e aconselha cozinhá-los para ativar suas propriedades medicinais.

Alguns suplementos contam com o ingrediente e podem ser adicionados a smoothies matinais ou até ingeridos em cápsulas. Consulte um especialista antes de consumir qualquer produto.

Faz bem para a pele

A nossa pele reflete o interior do nosso corpo. Portanto, não é nenhuma surpresa que os cogumelos também tenham excelentes benefícios quando adotados na nossa rotina de skincare. “Como muitas doenças de pele são desencadeadas pelo estresse, suas propriedades adaptogênicas ajudam com uma infinidade de problemas de pele diferentes”, informou a facialista Katharine Mackenzie Paterson à Vogue britânica.

As incríveis propriedades antioxidantes presentes no fungo ajudam a proteger a pele como também reduzem a inflamação e acalmam a cútis, e até tratam a pigmentação. “O ácido kójico é derivado dos cogumelos shitake e pode ser usado para tratar a pigmentação topicamente, enquanto o beta glucano é ótimo para reparar a barreira da pele”, falou a especialista. Estudos mostram que o item ajuda a retardar o envelhecimento da pele.

Sabendo da eficácia dos cogumelos no cuidado da pele, a Origins incluiu o ingrediente em uma linha que se tornou a mais vendida da marca em todo o mundo. Seu mais recente lançamento é o Mega Mushroom Calmante Hydra-Mist, que contém cogumelo tremella – atualmente um dos ingredientes mais badalados da beleza –, bem como uma mistura usada no resto da linha, capaz de combater a irritação da cútis e acalmá-la. Infelizmente, a marca não entrega no Brasil.

Mega-Mushroom Calmante Hydra-Mist Com Reishi E Snow Mushroom
Novidade ainda não chegou no Brasil

O tremella, também conhecido como o cogumelo da neve, é considerado um “substituto do ácido hialurônico”, enquanto “o ácido kójico é usado como alternativa à hidroquinona”. “Há algo tão surpreendente em um ingrediente tão antigo que ainda é usado com frequência, combinado com todos os avanços científicos dos últimos 100 anos”, afirmou Katharine.

Confira, a seguir, três produtos disponíveis no Brasil que utilizam cogumelos em suas fórmulas:

0

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias