metropoles.com

Súditos esperam que Charles renuncie ao trono e deixe William ser rei

Há súditos que defendem a tese de que o herdeiro do trono deve abdicar em prol do primeiro filho, William. Príncipe Charles tem 73 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Samir Hussein/WireImage/Getty Images
Foto colorida. Príncipes Charles e William com chapéus
1 de 1 Foto colorida. Príncipes Charles e William com chapéus - Foto: Samir Hussein/WireImage/Getty Images

Quando a rainha Elizabeth morrer ou se ela vir a abdicar, quem ascenderá ao comando do trono britânico é o primogênito dela e de Philip, o príncipe Charles. De acordo com o portal Express, o herdeiro viu um “aumento de favorabilidade nos últimos anos”. Conforme mostrou nova análise da Ipsos, metade dos entrevistados acredita que o marido de Camilla Parker fará “um bom trabalho como rei”; entretanto, há súditos que defendem a tese de que ele deve abdicar em prol do primeiro filho, William.

Ao todo, 2.055 britânicos entre 16 e 75 anos responderam ao questionário on-line da Ipsos nos dias 24 e 25 de março. Segundo a empresa de pesquisa de mercado e opinião pública, 42% dos entrevistados querem ver o duque de Cambridge ser coroado rei, em vez do pai. Já 24% deles votaram no tópico que Charles não deve renunciar em razão do primogênito, enquanto 29% “não têm sentimentos fortes de qualquer maneira”.

0

A Ipsos também computou que houve um aumento “encorajador” na preferência por Charles entre os britânicos desde 2018. A empresa comparou a recente pesquisa com um levantamento sobre os integrantes da realeza feito há quatro anos. “O príncipe de Gales fará um bom trabalho como chefe de Estado do Reino Unido, de acordo com 48%. Apenas 19% disseram esperar que ele fará um reinado ruim, enquanto 27% não dispõem de uma opinião forte sobre isso”, observou a empresa.

Britânicos querem que outro membro da realeza assuma o trono. Entenda

Conforme revelam os números, as gerações com mais idade “pensam que Charles será um bom rei”. Dos entrevistados entre 55 e 75 anos que responderam ao questionário, 59% acreditam que o primogênito da rainha Elizabeth fará um bom reinado como soberano, já 16% apostam o contrário. Ele também apresentou bom desempenho entre pessoas na faixa etária de 35 a 54 anos.

Ao analisar a avaliação a respeito do herdeiro entre a geração Z e os millennials — pessoas com 16 a 34 anos —, a Ipsos notou que a favorabilidade de Charles como futuro rei é menor em relação a quem tem 55 a 75 anos. “Do total, 38% disseram que Charles será um bom monarca contra 22% que acham que ele terá um desempenho ruim”, verificou a empresa de opinião pública. O primeiro na linha de sucessão ao comando da Coroa britânica não é o único membro da família real a ver a aceitação entre os súditos crescer. William e Kate aumentaram os índices de impressão favorável.

Foto colorida. Momento do encontro do príncipe William, Camilla Parker, príncipe Charles e Kate Middleton. Os príncipes vestem terno e as duquesas roupas azul e roxo
Momento do encontro do príncipe William, Camilla Parker, príncipe Charles e Kate Middleton

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?