metropoles.com

Já Eras Tour: fãs criam memes sobre passagem de Taylor Swift no Brasil

A passagem de Taylor Swift pelo Brasil tem sido marcada por tragédias e situações adversas. Fãs creem que a artista não volta mais ao país

atualizado

Compartilhar notícia

Buda Mendes/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management
Foto de mulher loira, com vestido longo verde, rodando em um palco - Metrópoles
1 de 1 Foto de mulher loira, com vestido longo verde, rodando em um palco - Metrópoles - Foto: Buda Mendes/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management

Após 11 anos, Taylor Swift aterrissou em solo verde-amarelo, nessa quinta-feira (16/11), para a maratona de shows da The Eras Tour no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ao todo, estão previstas seis apresentações. Desde que pisou no Brasil, a cantora norte-americana tem protagonizado as manchetes. Primeiramente, os fãs da “Loirinha” participaram de uma campanha com o objetivo de homenageá-la em uma projeção no Cristo Redentor. Os Swifties — nome do fã-clube — conseguiram atingir a meta de arrecadação de mantimentos e celebraram vinda da artista.

Welcome to Brasil” (Bem-vinda ao Brasil, em tradução livre) estava escrito no monumento carioca ao lado do nome das 27 unidades federativas brasileiras. Com produção da empresa T4F, a primeira apresentação de Taylor ocorreu no Estádio Nilton Santos, no Rio, na última sexta-feira (17/11). Em razão do calor com sensação térmica de 60ºC e da escassez do acesso à água na arena, em torno de mil pessoas desmaiaram, segundo o Corpo de Bombeiros, e uma fã morreu. Ana Clara Benevides, de 23 anos, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

0

Taylor usou o Story para lamentar a perda de Ana Clara. Na mensagem, ela disse que estava “dominada pela dor” e “com o coração partido”. Diante da tragédia, as autoridades se movimentaram para que o público dos espetáculos da cantora e de outros artistas tivesse acesso à água. Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino anunciou uma portaria, nesse sábado (18/11), que permite a entrada de garrafas de água para uso pessoal em shows no país e, também, obriga as organizadoras de eventos a fornecer a bebida de graça em dias de forte calor.

Nesse sábado (18/11), a protagonista da The Eras Tour deveria subir novamente ao palco, montado no Estádio Nilton Santos. Entretanto, quando o relógio marcou 17h30, alguns fãs viram um Story postado pela cantora sobre o cancelamento do show. A produtora T4F só confirmou a notícia minutos depois. O anúncio foi feito duas horas antes do início da apresentação, o que causou indignação, visto que o público havia ficado horas na fila e dentro da arena no dia mais quente do ano no Rio de Janeiro.

“Estou escrevendo isso do meu camarim no estádio. Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas no Rio. A segurança e o bem-estar dos meus fãs, colegas artistas e equipe técnica devem e sempre estarão em primeiro lugar”, comunicou Taylor na publicação.

imagem da cantora taylor swift tocando piano no rio de janeiro durantee a eras tour
A passagem de Taylor Swift pelo Brasil tem sido marcada por tragédias e situações conturbadas

A apresentação da artista será nesta segunda-feira (20/11), de acordo com a produtora responsável pela turnê, a empresa T4F, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ). Como Taylor não subiu ao palco, os Swifties tiveram que deixar o Estádio Nilton Santos. Alguns deles chegaram a vaiar a cantora e a produtora pela decisão, enquanto outros choravam e gritavam que não sairiam da arena: “Eu não vou embora”. Não teve jeito e todos precisaram esvaziar o local, porém nas redondezas sofreram com dois arrastões.

O tumulto e a correria fizeram com que parte dos fãs voltasse para dentro do estádio — popularmente conhecido como Engenhão — ou de restaurantes próximos, em busca de segurança. Alguns dos presentes afirmam ter ouvido barulho de tiros. Vídeos, que viralizaram nas redes sociais, mostram policiais armados a fim de impedir a ação dos ladrões. Horas após o cancelamento, a capital carioca foi tomada por uma forte chuva e raios teriam atingido a arena do Nilton Santos, segundo posts nas redes sociais.

Foto colorida de milhares de pessoas deixando o show da Taylor Swift - Metrópoles
Público deixa estádio Nilton Santos após cancelamento de show da Taylor Swift

Já Eras Tour

No X — antigo Twitter —, usuários chegaram a “brincar” com o nome da turnê da cantora norte-americana. A The Eras Tour virou Já Eras Tour. “Já podemos nos conformar que a Taylor nunca mais vai voltar pro Brasil”, escreveu uma internauta. Outra criou uma ilustração do filme 2012 com o Cristo Redentor caindo por conta de um tsunami, que invade o Rio de Janeiro: “Com menos de 24 horas, a diva derrubou um estado. Polícia, arrastão, caos, Já Eras Tour, ela não vem mais. Não é hate, sou fã demais”.

Alguns internautas voltaram ao túnel do tempo e lembraram da notícia em que a mãe de Taylor, Andrea Finlay, ordenou que a filha não fizesse mais shows no Brasil por ser um “país de terceiro mundo”. À época, no caso em 2015, os fãs da artista se indignaram. No X, usuários brincaram que “mãe nunca erra”, já que a recente passagem da artista pelo território brasileiro tem sido marcada por tragédias e situações adversas. “Só confirmando, Taylor não vem mais”, destacaram na rede social.

Print de postagem do Twitter
Tuíte que traz o Rio de Janeiro na capa no filme 2012 durante os shows da Taylor

Abaixo, confira uma galeria de publicações sobre a Já Eras Tour no X:

0

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações