Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Estressado nas férias? Aprenda 10 dicas para relaxar de verdade

Psicólogas ouvidas pela coluna Claudia Meireles contam como driblar o estresse e a ansiedade nos dias que devem ser dedicados ao repouso

atualizado 05/01/2022 12:30

Getty Images

Existem dois tipos de pessoas: as que aguardam o ano inteiro pelas férias para poder descansar e recuperar o “sono perdido” e as que planejam atividades para cada minuto dos dias de folga com viagens, organização da casa ou uma lista interminável de filmes, séries e livros para colocar em dia.

Para estas, no fim das contas, o período que deveria ser de descanso pode acabar gerando um estado de mais estresse e ansiedade do que o qual se encontravam anteriormente.

“Pode parecer óbvio, mas as férias devem proporcionar descanso. Elas são importantes para repousar a cabeça e o corpo”, afirma a neuropsicóloga Damaris Baldacci.

“Se uma pessoa fica repleta de afazeres, ela só está trocando o fator de estresse. Ao invés de ficar preocupada com o trabalho, fica atarefada em ter de sair, a obrigação de ver alguém ou de ter de resolver problemas. Isso acaba gerando outro estresse, e ela não tem, de fato, as férias”, explica a especialista.

0

Pausa necessária

A psicóloga Gabriella Ciardullo, da clínica Biotipo, explica que o corpo e a mente precisam de pausas para se regenerar. O excesso de trabalho pode levar à estafa mental e, consequentemente, aumentar a probabilidade de algumas doenças mentais, como ansiedade, depressão e burnout.

“É sabido, a partir de estudos mais recentes, que a pausa ideal nas férias deve ser entre sete e 10 dias. Mais do que isso, faz com que o nosso corpo se acostume com a ausência da prática habitual, dificultando o retorno”, explica.

As psicólogas dão 10 dicas para aproveitar as férias de verdade:

1. Priorize atividades prazerosas

“Mova-se para fazer o que te faz bem de verdade. Ou seja, se você gosta de esportes, faça esportes, se gosta de ficar parado sentado na praia, faça isso. Se gosta de estar com pessoas reunidas, junte-se a elas, mas, se gosta de ficar numa rede lendo um livro, simplesmente se permita”, indica a psicóloga Gabriella Ciardullo.

2. Reserve um tempo para “não fazer nada”

Tirar alguns dias para ficar à toa, sem compromissos preestabelecidos, também tem seu valor. Que tal aproveitar esses dias para contemplar a natureza, brincar de olhar os formatos das nuvens ou tirar cochilos durante a tarde?

mulher relaxando em casa
Não se cobre tanto e aproveite para relaxar

3. Respeite os próprios limites

Não é porque está de férias que você precisa organizar toda a vida em poucos dias. A cobrança por compromissos pessoais pode causar estresse e ansiedade. “Eu não preciso me forçar a organizar o meu armário só porque estou em casa, se isso soa como obrigação e gera estresse”, garante Damaris Baldacci.

Por outro lado, a especialista em neuropsicologia explica que, se a pessoa se sente ainda mais estressada sabendo que o armário está bagunçado, o melhor é arrumar e se livrar daquela obrigação.

“A ideia é respeitar a si próprio. Não tem uma regra preestabelecida para todo mundo, mas se respeitar. Se for forçado demais, soando obrigação, relaxe e não faça”, afirma.

4. Aprenda a dizer não

É importante estabelecer limites também com a família e os amigos para reduzir o estresse nas férias. Fazer compromissos demais com eventos ou viagens cria muito desgaste. Aprender a dizer não a alguns convites e obrigações familiares pode ser um alívio.

“Tudo que nos leva a uma obrigação, ao desgaste físico e/ou emocional ou à irritação acaba sendo prejudicial. Compromissos em excesso ou até mesmo obrigações familiares podem ser um fator estressante”, garante Gabriella Ciardullo.

5. Pratique novas atividades, mas sem obrigações

Dedique um tempo para praticar novas atividades, porém fuja daquelas que exigem compromisso com horários e prazos de entrega.

“A ideia é que seja leve, sem que se torne um compromisso ou obrigação. Eu posso aprender um novo idioma nas férias, se me comprometo com que isso gere prazer, sem ter que cumprir um cronograma com horários ou prazos, por exemplo. Quando o período de férias acabar, eu posso escolher se mantenho aquilo como uma atividade regular ou não”, explica Damaris.

6. Pratique atividade física

Manter o corpo em movimento é importante para a saúde e deve ser um hábito regular durante todo o ano. Nas férias, as atividades físicas podem ser feitas de uma forma nova. Explore modalidades e ambientes.

“Dá para experimentar fazer coisas que, em outro tempo, eu não faria, inclusive porque eu tenho o tempo livre para isso. Melhor ainda se elas forem relacionadas ao lazer”, afirma Damaris.

7. Aproveite as férias para regular o sono

Durante o ano, especialmente nos períodos de rotina mais agitada, o sono fica prejudicado. Aproveite as férias para tirar pequenos cochilos ao longo do dia, durma sem despertador e experimente ir para a cama mais cedo do que o horário habitual.

Máscara de dormir
O descanso de qualidade promove energia ao longo do dia

8. Faça o que te dá prazer

As férias são feitas para descansar, e isso é feito de formas diferentes. “Não julgue o modo como os outros usam esse tempo e muito menos se julgue. Sinta-se leve e à vontade para fazer aquilo que dá prazer”, sugere Gabriella.

9. Encontre amigos

Aproveite as agendas flexíveis para encontrar amigos que não vê com frequência. As reuniões podem ser ainda mais agradáveis com atividades ao ar livre, como uma caminhada, trilha na natureza ou outros programas de lazer que fujam da rotina.

Desfrute de bons momentos com os amigos

10. Mude a rotina

Faça coisas que, habitualmente, não seriam possíveis. Mude o horário do almoço, permita-se ir ao cinema no meio da tarde de um dia de semana, curta os animais de estimação…

“As dicas não são regras, nem lei. Cada um deve buscar o que faz mais sentido para a sua rotina. As férias são também o momento de introspecção e de se conhecer mais. Ela deve trazer o conhecimento pessoal, sobretudo sobre se respeitar”, completa Damaris.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias